Artigos Técnicos

NBR 16384 – Segurança Em Eletricidade

NBR 16384 – Segurança Em Eletricidade

A nova norma técnica é uma manual de segurança para todos os envolvidos com instalações elétricas.

Nesse ínterim, são 1662 acidentes de origem elétrica apontados pela ABRACOPEL ocorreram em 2019. 909 acidentes são choques elétricos 697 fatais. Fazem mais de 15 anos da publicação da revisão da NR10, apesar disso, ainda precisamos nos esforçar para conscientizar e criar sistemáticas para prevenção dos riscos em serviços e instalações elétricas.

Fonte: Anuário da ABRACOPEL

Neste mês, tivemos a satisfação de ver aprovada a ABNT NBR 16384 2020 – SEGURANÇA EM ELETRICIDADE – Recomendações e orientações para trabalho seguro em serviços em eletricidade. Como resultado, um original, excelente e necessário trabalho, que de acordo com o site da Abracopel, foi elaborado durante 10 anos na comissão da ABNT CE03:064-12 por diversos dos mais conceituados profissionais brasileiros, em especial, gostaria de agradecer a Eng Edson Martinho da Abracopel e o mestre Eng João Gilberto Cunha da Miomega.

Você sabia que a NR10 está sendo revisada?

Ao passo que, a NR 10 (que aliás esta sendo revisada) traz as diretrizes e dá a “força de lei” ao cumprimento das normas técnicas brasileiras. Logo esta nova norma técnica, deve ser seguida. Ela fornece orientações e recomendações “adicionais” para operação e realização de serviços em instalações elétricas ou em suas proximidades, como resultado, atender ao objetivo de garantir a segurança das pessoas e trabalhadores.

Conheça a norma:

O objetivo desta Norma é fornecer orientações adicionais para a operação e realização de serviços em eletricidade, visando à segurança das pessoas, trabalhadores e instalações , além de fornecer informações adicionais para a elaboração de um programa eficiente de segurança em eletricidade para a execução dos serviços, bem como organizar os aspectos humanos na intervenção destas instalações por meio de um sistema de gerenciamento.

Em síntese, um manual para possibilitar a elaboração de procedimentos de trabalho e segurança em eletricidade para execução de serviços e organizar o sistema de gerenciamento.

 

Que mais podemos ver na NBR16384?

Além disso, possibilitar informações para a elaboração de documentos importantes para o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas:

  • MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO E DAS INTERVENÇÕES;
  • OS PROCEDIMENTOS DE SERVIÇOS DE OPERAÇÃO, REPARO E SUBSTITUIÇÕES;
  • REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO E EXPERIENCIA NA APROVAÇÃO DOS SERVIÇOS COM RISCO;
  • TAMBÉM, PROCEDIMENTOS DE INTERVENÇÕES.

O texto inclui também informações para profissionais que atuem em serviços e “não elétricos” na zona livre, ou em instalações totalmente desenergizadas. Nesse sentido, os serviços (limpeza, reparos em infraestrutura civil etc.) devem ser realizados com segurança e que haja garantia de que o sistema não seja reenergizado durante a operação, e portanto, se mantenham seguros.

Auxilio na investigação de acidentes:

Em segundo, apresenta a preocupação e orientação para que as técnicas de investigação de acidentes utilizadas pelos profissionais de segurança do trabalho possam levar em consideração os fatores:

  • Físicos, por exemplo: falha nos equipamentos, componentes ou instalação;
  • Humanos, por exemplo: falha nas ações ou intervenções humanas por falta de conhecimento ou despreparo dos profissionais envolvidos no acidente;
  • Sistêmicos ou gerenciais: por exepmplo: falha da gestão dos fatores físicos e humanos.
  • Ambientais, por exemplo: os que podem influenciar nos fatores físicos caso não seja objeto de planejamento, como iluminação, sol, chuva e animais, peçonhentos ou não.

Observa-se que, normalmente, a investigação de um acidente usa somente a avaliação técnica quanto aos fatores físicos.

Definições de termos técnicos:

Ela traz definições de termos técnicos em seu escopo, como resultado, nivela-se algumas informações contidas em relatórios e textos publicados.

No seu item “4.7 Desenhos, Desenhos, documentos documentos e registros“, temos uma listagem dos elementos necessários para compor o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas das instalações.

  • Documentos do sistema elétrico;
  • Desenhos da instalação;
  • Estudos e especificação dos sistemas elétricos;
  • Registros de intervenções;
  • Outros documentos.

Estudos de curto circuitos, seletividade, energia incidente (arco elétrico), estudo de classificação de áreas, entre outros, agora estão bem claramente definidos que são requisitos da norma técnica que segundo a NR-10 deve ser atendidos.

A eletroAlta engenharia é especializada no atendimento aos quesitos de NR10 e agora na ABNT NBR 16384. Consulte-nos para maiores informações.

A COMPOSIÇÃO DA NBR 16384 – SEGURANÇA E SERVIÇO EM ELETRICIDADE:

👉🏻 O texto publicado, é dividido em 9 capítulos e 5 anexos, sendo:

  1. Escopo
  2. Referências Normativas
  3. Termos e definições
  4. Princípios gerais
  5. Procedimentos padrão
  6. Método de serviço
  7. Procedimento de segurança de manutenção
  8. Planejamento e atendimento à emergência e resgate
  9. Serviços em áreas classificadas

Anexos:

  • A – Orientações sobre distâncias no ar (isolação) para os procedimentos de trabalho elétrico seguro
  • B – Orientações complementares para o trabalho elétrico seguro
  • C – Orientação para procedimento de trabalho seguro para atmosferas explosivas de gás
  • D – Orientação para campanhas de segurança em serviços de eletricidade
  • E – Orientações para aplicação de vestimentas de proteção contra os efeitos térmicos de um arco elétrico
  • Bibliografia.

Importante:

No anexo E, a norma traz um informativo sobre as orientações para aplicação de vestimentas de proteção contra os efeitos
térmicos de um arco elétrico.

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder