ESTUDOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
ESTUDOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA

ESTUDOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA

ESTUDOS DE PROTEÇÃO ELÉTRICA

1   Objetivo:

SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA:

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PROTEÇÃO E SELETIVIDADE EM CABINES PRIMÁRIAS E SUBESTAÇÕES EM MÉDIA TENSÃO.

2  Método do Trabalho:

2.1    Método de trabalho

Seguimos a íntegra da norma IEEE 1584 para a determinação da energia incidente e distância segura de aproximação. Este método somente empregado em instalações que se enquadrem dentro das seguintes características: Tensão entre 208 V. e 15.000 V. Corrente de curto-circuito de 700 A à 106 kA, ou seja, conforme norma para maior credibilidade.

cubículos de média tensão
cubículos de média tensão eletroalta

3   Escopo de Serviços:

3.1  Levantamento em Campo

A primeira etapa dos serviços, será a coleta de dados para obtenção correta dos dados de equipamentos existentes, ou seja uma atualização “as built”, como:

  • Potência, impedância de transformadores;
  • Relação de transformação de transformadores de corrente e tensão;
  • Dimensionamento de condutores como barramentos e cabos elétricos;
  • Distancias e/ou comprimento de condutores;
  • Verificação da possibilidade de motorização e acionamento  remoto em baixa tensão dos disjuntores;
  • Dispositivos de proteção a montante e a jusante.

Todas as informações necessárias para a elaboração dos estudos serão levantadas nesta etapa. O levantamento de dados em campo dos componentes, equipamentos, cabos e sistemas de proteção atualizados será usado para a elaboração da revisão “as built” do diagrama unifilar e possibilitar a execução dos estudos elétricos.

Caso haja a impossibilidade de obter alguma informação em campo com o sistema elétrico energizado, será necessário realizar o desligamento do sistema, para a continuidade do levantamento ou o cliente será responsável pelo envio das informações pendentes posterior ao Levantamento de Dados.

Obtenção junto a concessionária dos valores de ajuste dos reles de proteção do alimentador e níveis de curto-circuito no ponto de entrega para uso no estudo.

Entregáveis: RL Relatório do Levantamento de Campo contendo o registro dos dados obtidos/confirmados;

ESTUDOS ELÉTRICOS
ESTUDOS ELÉTRICOS

3.2  Diagrama Unifilar “as built”

Mediante as informações do levantamento em campo, nossa equipe realizará a elaboração do diagrama unifilar com sua versão “as built” dentro da abrangência do escopo.

O padrão de simbologia para a elaboração do Diagrama Unifilar seguirá o padrão ANSI de simbologia de componentes elétricos e representará os equipamentos destinados a operação e proteção do sistema elétrico (cabos, transformadores, chaves seccionadoras, disjuntores, fusíveis, relés, TC’s e TP’s de proteção, além de painéis elétricos), bem como o aterramento de cada painel, contudo não serão representados sinais, lógicas, intertravamentos, multimedidores e rede/equipamentos de automação.

As informações que serão apresentadas em cada componente necessárias para identificação e substituição por um equipamento similar, como por exemplo TAG, modelo, fabricante, tensão de operação, corrente nominal, impedância (apenas de transformadores), relação de transformação, fator de agrupamento, seção e distância de cabos etc.

O diagrama unifilar atualizado é quesito fundamental para atendimento da NR-10.

3.3  Determinação dos  Modos de Operação:

Mediante a entrevistas com os responsáveis técnicos do cliente, será elaborado um fluxograma com os modos de opção de operação do sistema elétrico, isto é, opções de funcionamento normal: geração própria (paralelismo ou open trans) e /ou concessionária, variação entre geradores em paralelo concessionária de energia, situações de manutenção e variações de cargas conforme o funcionamento dos pontos de consumo (unidades).

3.4  Determinação da Corrente de Curto-Circuito

Através de software com licença válida, o sistema elétrico do cliente será modelado conforme padrão IEEE, com as informações obtidas no Levantamento de Dados e Diagrama Unifilar atualizada.

Serão inseridos os dados obtidos em campo em programa para cálculo de curto-circuito. Utilizamos as plataformas ETAP ou PTW (licenças validas com número de barras suficiente) com a execução dos cálculos e que permitem um fácil chaveamento entre os modos de operação.

Os valores da corrente de curto-circuito serão determinados, principalmente, nos pontos da instalação onde os trabalhadores desenvolvam suas atividades laborais. Os cálculos de curto-circuito atendendo o item 6.1.8.1-f da NBR 5410, itens 4.2.4.1, 4.2.6.1, 6.3.3.5.1 da NBR 14039 e item 4.7.4-a da ABNT NBR 16384, bem como os itens 10.2.8.2.1 e 10.3.9-g da NR 10 (2005) e item 10.5.2 da nova NR 10 (2020) e cálculo de curto-circuito Comprehensive efetuado conforme metodologia de cálculo exposta nas normas ANSI C37.010 e IEEE Std 141.

Será entregue o estudo em um relatório técnico contendo os níveis de curto-circuito trifásico e fase-terra nos painéis sob escopo, bem como recomendações de melhorias e comentários sobre o sistema elétrico.

3.5  Estudo de Seletividade da Proteção

A seletividade é necessária para reduzir os danos e prejuízos em um possível evento em que uma proteção elétrica precise atuar. A ideia é somente desligar os equipamentos que estão no circuito após a proteção e não atuar os dispositivos antes do componente de proteção.

O Estudo de Seletividade determina os ajustes ideais para garantir a proteção, coordenação e seletividade no sistema elétrico, atendendo o item 4.7.4-b da NBR 16384:2020, item 5.3.4.1 da NBR 14039 e itens 10.2.8.2.1 e 10.3.9-g da NR 10 (2005).

Para a determinação dos ajustes serão levantadas as curvas tempo x corrente dos dispositivos de proteção e curvas de suportabilidade térmica dos equipamentos a proteger (cabos, transformadores, motores, painéis etc.), assim tais curvas serão plotadas em Folhas de Verificação Gráfica da Seletividade.

Ao final dos serviços será apresentado um relatório contendo as Folhas de Verificação Gráfica da Seletividade, tabelas de ajuste das proteções, comentários e recomendações de melhoria no sistema elétrico, ou seja, uma documentação técnica completa.

  • MC Memorial de Estudo de Seletividade da Proteção com Coordenadograma.

Nota Importante: Deverão ser fornecidos os arquivos completos do Banco de Dados e da Biblioteca para futura atualização/revisão dos estudos elétricos pelo cliente no software.

3.6  Reunião Técnica com o Cliente

Para cada uma das etapas indicadas acima deverão ser previstas reuniões técnicas com o cliente para acompanhamento dos serviços e esclarecimentos técnicos, assim como, uma verdadeira consultoria para a adequação.

3.7  Conclusão e Recomendações

Será apresentado para cada documento “Memorial de Cálculo” uma conclusão e recomendação.

Será realizada a análise do sistema de distribuição, sob a ótica do estudo específico, e os eventuais problemas encontrados e as recomendações para mitigar os problemas.

3.8 Aprovação Concessionária

  • Entrada da documentação para aprovação da concessionária local
  • Acompanhamento do processo de analise até a aprovação
  • Entrega do estudo aprovado ao cliente.
×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso te ajudar?