Uma implantação de componente de proteção contra curto circuitos em parques eólicos economiza custos de atualização de equipamentos!
Uma ampliação de um parque eólico com previsão de 400MW iria demandar o retrofitting dos equipamentos da subestação devido a elevação do nível de curto circuito que a concessionária realizou em suas instalações.
Isso significava que todos os equipamentos teriam mudanças. O cliente tinha duas escolhas:
- Alterar as os componentes e novos equipamentos, elevando os custos associados aos equipamentos de classificação mais elevada e atrasar o projeto por vários meses.
- Ou determinar uma forma de reduzir a corrente de falta a um nível aceitável sem atrasar o projeto.
Solução:
O desenvolvedor do parque eólico optou por colocar um G&W Electric CLIP® no lado da tensão de distribuição do transformador da subestação.
Uma nova abordagem para o projeto de subestações com o conceito de fusível limitador de corrente acionado.
Conclusão:
O CLIP foi incorporado ao projeto e instalado sem atrasar o projeto ou incorrer no custo de atualização de todos os equipamentos.
O cliente pôde usar os equipamentos existentes para proteger as turbinas do projeto. Um benefício secundário foi que a rede de transmissão da concessionária também foi protegida de quaisquer falhas potenciais que ocorressem no parque eólico.
Conheça mais sobre a solução CLIP, limitadores de corrente de comutação fornecem proteção contra corrente de falha para sistemas de 13,8 a 34,5kV e para aplicações que incluem proteção de transformador de potência, atualizações de sistema, bypass de reator, cogeração e fechamento de interligação de barramentos. Os limitadores estão disponíveis para uma ampla gama de requisitos de interrupção de sobrecorrente e limitação de corrente.
- fonte 2019 G&W ELECTRIC GWCS01-2019 05/19 ↩︎