Artigos Técnicos

Operação de Sistemas Elétricos

de 25 de fevereiro de 2022 Sem comentários

OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Operação e Manutenção Instalações Elétricas

Operação e Manutenção:

A norma NR10 também aplica-se à operação segura de sistemas elétricos e a todos os trabalhos neles, com e nas proximidades. A norma contém requisitos gerais para todos os procedimentos de operação, trabalho e manutenção.

Sistemas elétricos” são sistemas (de todos os níveis de tensão de baixa tensão a alta tensão) que são usados ​​para gerar, transmitir, converter, distribuir e usar energia elétrica.

Exemplos de sistemas elétricos:

  • Quadros de Distribuições Elétricas (“quadro de disjuntores”)
  • Sistema de Iluminação
  • Pontos de Tomadas
  • Sistemas de ar condicionado

De acordo com 10.4.1 da NR10, os sistemas elétricos devem ser mantidos em boas condições de acordo com as normas de instalação. Para poder garantir isso permanentemente, são necessários algumas ações de manutenção, como: termográfia, testes do sistema de proteção, atuação de comandos, simulações de proteção. Geralmente, estes devem ser realizados com certa periodicidade, dependendo de quão complexo são as instalações. Os intervalos de teste que se aplicam em casos individuais podem ser especificados através de em uma avaliação de risco e procedimentada contido no PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da empresa .

O objetivo deste teste é comprovar que o sistema elétrico está em conformidade com as normas de segurança e normas de instalação. Além disso, os defeitos devem ser detectados e os perigos evitados.

O teste só pode ser realizado por um eletricista autorizado usando dispositivos de teste e medição adequados. Os resultados do teste devem ser documentados em um relatório de teste e inserido no sistema de registro de manutenção do PIE.

Objetivo dos testes em sistemas elétricos:

O teste serve como prova de que o sistema atende às normas técnicas e regulamentadoras de segurança e aos padrões da instalação. Além disso, tempos de inatividade de alto custo e perigos para os funcionários devem ser evitados por meio de testes regulares.

A nossa norma brasileira de instalações elétricas ABNT NBR5410, em seu item 8, estabelece alguns parametros de manutenção das instalações elétricas:

8.1 Periodicidade

“A periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação. Por exemplo, essa periodicidade deve ser tanto menor quanto maior a complexidade da instalação (quantidade e diversidade de equipamentos), sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que está sujeita.”

8.3 Verificações de rotina – Manutenção preventiva

“Sempre que possível, as verificações devem ser realizadas com a instalação desenergizada. Invólucros, tampas e outros meios destinados a garantir proteção contra contatos com partes vivas podem ser removidos para fins de verificação ou manutenção, mas devem ser completa e prontamente restabelecidos ao término destes procedimentos.”

8.3.5 Ensaio geral

“Ao término das verificações, deve ser efetuado um ensaio geral de funcionamento, simulando-se pelo menos as situações que poderiam resultar em maior perigo. Deve ser verificado se os níveis da tensão de operação estão adequados.”

Normas com Abrangência Maior:

A norma alemã, DIN VDE 0105-100 contém os requisitos gerais para testar sistemas elétricos. Aqui trouxe alguns itens que “topicalizei”.

O teste de segurança de sistemas elétricos consiste em vários testes individuais:

Inspeções Visuais:

Primeiro, o sistema deve ser verificado quanto a defeitos externos. Isso é feito através de uma inspeção visual. Aqui podemos estabelecer que alguns defeitos não podem ser simplesmente detectados com uma inspeção visual comum, então, podemos adicionar a termográfia para possibilitar encontrar possíveis pontos quentes que podem causar futuros danos e prejuízos.

  • Determinar por inspeção se os sistemas e equipamentos elétricos apresentam danos ou defeitos visíveis externamente, se a proteção contra contato direto é mantida, se o equipamento é usado nas condições ambientais corretas e se as medidas de proteção foram selecionadas corretamente.
  • Determinar por inspeção se diagramas de circuitos, etiquetas e marcações permanentes dos circuitos, manuais do usuário ou instruções de operação definidos de forma vinculativa ainda estão disponíveis e corretos.
  • Determinar por inspeção se as especificações do fabricante de um item do equipamento em relação à montagem ainda estão sendo cumpridas.

Medição

Em seguida, ocorre a medição. Os dados físicos do sistema são determinados, por exemplo, impedância de loop, resistência de isolamento, aterramento e resistência do condutor de proteção. A medição só pode ser realizada com equipamento de teste adequado e seguro e por profissionais autorizados e treinados em procedimentos.

Testando

Um teste funcional deve então ser realizado.

Entre outros testes que são dimensionados conforme as características das instalações elétricas e dos dispositivos de proteção e monitoramento, são verificados, por exemplo:

  • Testar a eficácia dos dispositivos de segurança (parada de emergência, etc.)
  • Testando a funcionalidade dos dispositivos de exibição de alarmes,
  • Resistência de loop,
  • Resistência do condutor de proteção,
  • Corrente de falha de TRIP,
  • Valor de resposta dos dispositivos de monitoramento de isolamento,
  • Ao testar circuitos com dispositivos de corrente residual (DRs), a conformidade com o tempo de desligamento também deve ser verificada.

Avaliação, avaliação, documentação

Todos os testes e ensaios devem ser concluídos com sucesso para que o exame seja considerado aprovado. A implementação e os resultados do teste devem ser documentados registrando no Prontuário das Instalações Elétricas.

Nossa documentação contem pelo menos:

  • Após concluir a inspeção periódica de um sistema existente, é criado um relatório de status do sistema elétrico.
  • O relatório de teste contém recomendações para reparos e melhorias.
  • Uma recomendação para os períodos de teste;
  • Os relatórios de teste são preparados e assinados por especialistas.

Identificação dos Sistemas Testados.

A norma alemã, DIN VDE 0105-100 (teste do sistema), também orienta que o sistema testado deverá ser devidamente identificado.

Podendo-se utilizar: código de barras, QRcode, Etiquetas (na qual você pode ler o padrão de teste usado e o resultado do teste (sem defeitos, defeitos menores, defeitos relacionados à segurança)), Selos (Somente se o teste for aprovado, ou seja, se não houver defeitos relacionados à segurança, um adesivo de teste adicional será afixado com a próxima data de teste.).

Em caso de defeitos ou falha no teste:

Se o sistema elétrico não passar no teste, ele deve ser marcado de acordo. Além disso, o responsável pela segurança e o operador do sistema são informados imediatamente para que o procedimento posterior possa ser coordenado.

Com os testes de manutenção da EletroAlta engenharia, além do teste e do envio de um relatório de teste, você também receberá um relatório de defeitos separado de nós, no qual estão listadas todas as falhas nos sistemas elétricos testados. Isso irá ajudá-lo a se livrar dos problemas de forma rápida e eficaz.

Temos o prazer de lhe oferecer mais um teste ou aprovação especializada de acordo com a VdS.

Conclusão:

As pessoas se preocupam com qual equipamento produtivo é mais eficiente, qual possui maior rendimento, automação para melhorar qualidade e produtividade, gastam enorme valores com estas aquisições e acabam se esquecendo que nada disso funciona sem uma energia elétrica de continuidade e de qualidade. Seu investimento pode se perder, com um curto circuito sem proteção adequada.

Desta forma, tanto a qualidade e atendimento as normas técnicas são importantes no projeto e execução das instalações elétricas, quanto a manutenção destas instalações, também é de extrema importância.

Testar sistemas elétricos é apenas um dos vários serviços que a Eletro Alta Engenharia oferece. Você pode encontrar mais informações sobre nossos serviços em nosso site:  https://eletroalta.com.br/. Se você tiver alguma dúvida ou quiser que façamos um orçamento para a próxima inspeção de segurança de seus sistemas elétricos, entre em contato conosco!

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin