NR12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Adequação à NR12:

NR12 é a sigla para Norma Regulamentadora Número 12.

Tem a finalidade de definir princípios fundamentais e medidas de controle de proteção para garantir a segurança para o ambiente de trabalho e dos profissionais que atuam na montagem, manutenção e operação de máquinas de diversas naturezas.

É uma norma regulamentadora, fundamentada em normas técnicas nacionais e internacionais e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Abrange desde o projeto, a fabricação, a importação, comercialização, exposição de máquinas em todo o Brasil.

Entre as trinta e seis Normas Regulamentadoras da Consolidação das Leis Trabalhistas, a NR12 tem grande aplicabilidade. É a mais extensa e em nossa opinião, a mais moderna e abrangente.

NR12 HOMEM E MÁQUINA convivendo

A importância da NR12 na automação industrial?

Norma Regulamentadora 12 teve uma grande importância entre as demais da Consolidação das Leis Trabalhistas, pois visa estipular e organizar uma ampla série de questões relativas à segurança do trabalho, bem como instalação, operação e manutenção de máquinas de forma a preservar a total integridade da saúde dos profissionais que nelas atuam.

enclasuramento de máquinas nr12

Em processos automáticos de máquinas, a NR12 é fundamental. Acidentes podem ocorrer pelos movimentos automático e componentes. Então, é essencial a adoção de medidas de mitigação do risco, como por exemplo: botoeiras de emergências, chaves de emergências, barreiras físicas, detectores de movimentos e travas de segurança, calços de segurança, barreiras óticas, botoeira de comando duplo e outros.

NR12 – PROCESSO DE ADEQUAÇÃO

As empresas podem trabalhar com duas opções para iniciar a adequação: uma é possuírem no quadro de funcionários profissionais que estejam capacitados e aptos para projetar e introduzir a NR 12 no parque industrial, com processo que passam por diversas alterações que podem passar pela adoção de dispositivos mecânicos, elétricos e eletrônicos, apreciação de riscos e treinamento para outros funcionários da empresa.

Ou, o mais usual, a terceirização deste trabalho para uma consultoria especializada neste assunto.

A eletroAlta engenharia, possui profissionais capacitados e habilitados para iniciar, elaborar todo o projeto e realizar a adequação física e documental da NR12 na sua empresa, como resultado, sua tranquilidade.

Contratando este serviço com a eletroAlta engenharia você não terá preocupações, você economizará tempo e garantirá o investimento certo na adequação. Receberá a um projeto completo e seguro para tornar esse processo o mais simples, como resultado, uma adequação confiável e tranquila.

ALGUNS ITENS PARA ADEQUAÇÃO:

  • Lay out da fábrica, como resultado verificar se existente espaço para movimentação segura.
  • Inventário de máquinas, como resultado elencar e controlar todas as máquinas da empresa com dados técnicos, etc.
  • A apreciação de risco, como resultado, mitigar os riscos e relacionar as medidas de controle a serem adotadas,
  • Projeto de Adequação, como resultado, estabelecer as adequações físicas como serão implementadas.
  • A adequação física da NR12, por exemplo, a instalação de barreiras físicas, botões de emergências, etc.
  • Nos consulte para entender mais o processo de adequação a NR12!