eletroAlta Engenharia
Laudo Elétrico da NR10

Laudo Elétrico da NR10

Laudo Elétrico da NR10 é com a EletroAlta Engenharia.

Faça com quem realmente entende de NR10!

O que é o Laudo de NR10 ?

Quais órgãos exigem o Laudo de NR10 ?

Quando deve ser feito e qual a validade do Laudo de NR10 ?

Qual profissional deve emitir o Laudo de NR10 ?

Qual o preço/valor de um Laudo de NR10 ?

O que é o Laudo Elétrico da NR10?

O popularmente conhecido “laudo elétrico da Nr10“, na realidade tem sua denominação definida na NR10 como Relatório Técnico de Inspeção das Instalações Elétricas [RTI], (trata-se do item 10.2.4-g da NR-10), é o elemento fundamental do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas.

Em suma, laudo elétrico da NR10, é um diagnóstico documental elaborado por um engenheiro eletricista (profissional legalmente habilitado) e de segurança do trabalho. Este profissional elencará todas as não conformidades verificadas em uma inspeção completa das instalações elétricas, por exemplo: cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais, verificação das documentações requeridas pela NR10 e juntamente com as medidas de controle ao risco com que os trabalhadores da área elétrica ou mesmo os operadores e usuários estão sujeitos.

Conforme as principais normas técnicas brasileiras: ABNT NBR 5410, NBR 14039, 5419 e a própria NR10.

Uma verdadeira “fotografia” periódica da situação de segurança das instalações elétricas de sua empresa e do atendimento à norma regulamentadora n°10, afinal, quando se tem consciência dos riscos a prevenção fica mais eficiente.

Nosso relatório possui, ainda, a função de orientar aos gestores utilizando uma metodologia própria, as recomendações de como proceder para regularizar os desvios normativos verificados. Logo, uma verdadeira consultoria no processo de adequação da NR10.

O Laudo Elétrico, ou Laudo das Inspeções do Sistema Elétrico conforme NR10, é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista), contendo o registro das inspeções nas instalações elétricas do cliente (cabines primárias, subestações, painéis e instalações prediais), relatório fotográfico e relação de não conformidades e sugestões para adequação, conforme as normas ABNT NBR 5410, 14039, 5419 e NR10.

Além da ART(CREA) é parte integrante das inspeções e laudo elétrico o diagnóstico do cumprimento dos itens obrigatórios no PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) da NR10, conforme os itens da NR10 10.2.4 e 10.2.5, são eles:

a) conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a esta NR e descrição das medidas de controle existentes;

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

c) especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina esta NR;

d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;

e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

f) certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas; e

g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.

Quais órgãos exigem o Laudo de NR10 ?

O Relatório Tecnico de Inspeção das Instalações Elétricas “Laudo de NR10” é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 10.2.4 alínea “g” da NR10 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e também, é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB, pelas seguradoras na obtenção ou renovação de apólices de seguros patrimoniais e nos sinistros, e principalmente em fiscalizações do Ministério do Trabalho e perícias trabalhistas.

Quando deve ser feito o Laudo de NR10 ?

Recomenda-se que seja feito a cada 2 anos e e/ou se ocorreram mudanças significativas do sistema elétrico da empresa, como por exemplo reformas ou ampliações.

Qual profissional deve emitir o Laudo NR10 ?

O “laudo elétrico de NR10” (Relatório Tecnico de Inspeção das Instalações Elétricas) somente pode ser emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista

Qual o preço / valor do “Laudo de NR10”?

O preço poderá variar de acordo com diversos fatores, como: tamanho das instalações, tipo de uso das edificações, com a quantidade de cabines primárias, quantidade de painéis elétricos, localização e quantidade de eletricistas autorizados.

Eng Glauber Maurin, responsável técnico da empresa Eletro Alta Engenharia, empresa com mais de 26 anos no mercado de engenharia elétrica, especializada na NR10 desde 2005. Com diversos trabalhos publicados, autor do livro: Desvendando o PIE da Nr10, e com mais de 2000ART em trabalhos da área da NR10 de clientes de renome no mercado nacional.

× Como posso te ajudar?