Artigos Técnicos

Ensaios de isolação elétrica exigidos pela NR 10

de 22 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Ensaios de isolação elétrica exigidos pela NR 10

Teste de isolação, ensaios de isolação, ensaio de isolação em luva de alta tensão, ensaio de isolação em luva de borracha, teste em luva de borracha. 

RTI relatório técnico de inspeção NR10

A NR 10 estabelece que devem ser realizados alguns ensaios de isolação elétrica em EPIs. – Equipamentos de Proteção Individual,  EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva e Ferramental Isolado.

Alguns EPIs. que devem ser ensaiados, por exemplo, temos luvas isolantes e mangas isolantes de borracha, calçados de segurança e capacetes de segurança.

Quanto aos EPCs. temos mantas e tapetes isolantes de borracha, varas de manobra, ferramentas manuais, escadas de fibra etc.

Os ensaios de isolação elétrica é um processo que aplica uma tensão determinada em norma técnica e verifica se o equipamento resiste não conduzindo corrente significativa que pode causar choque elétrico no usuário.

Conforme item nº “10.7.8” da NR 10, os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.

O que diz a Norma NR 10:

10.2.4 alínea “e”: Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contento, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo, os resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;

10.4.3.1: Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes;

10.7.8: Os equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes, destinados ao trabalho em alta tensão, devem ser submetidos a testes elétricos ou ensaios de laboratório periódicos, obedecendo-se as especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente.

Nestes testes devem, portanto, ser consideradas:

  • A qualidade: Estes testes devem ser realizados dentro dos padrões do Sistema da Qualidade, conforme a Norma ABNT NBR – ISO/IEC 17025 – Norma de Competência para Laboratório de Ensaio e Calibração. Todos os instrumentos utilizados para a realização dos testes devem ser calibrados e certificados e as empresas que realizam o teste, da mesma forma, devem também estar certificadas.
  • A periodicidade: Conforme acima mencionado, obedece às especificações do fabricante, os procedimentos da empresa e na ausência desses, anualmente;
  • A rastreabilidade: Todos os equipamentos/materiais submetidos aos ensaios recebem uma etiqueta de rastreabilidade. A rastreabilidade se faz através da etiqueta fixada no equipamento/material que é vinculada ao número do relatório, sendo que estes ensaios se referem tão somente aos itens constantes do relatório;
  • Os tipos de ensaios: Os ensaios devem ser realizados de acordo com o equipamento e em atendimento às Normas Nacionais e, na ausência destas, das Normas Internacionais aplicáveis.

LABORATORIOS DE ENSAIOS ELETROALTA:

EletroAlta possui laboratórios fixos e laboratórios móveis para a realização de ensaios elétricos em Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, desta forma, podemos atender sua empresa da melhor forma!

Nosso laboratório itinerantes é para o atendimento em “IN COMPANY” em clientes potenciais com grande volume de ensaios periódicos e com procedimentos de rotina contratada, como resultado, mais agilidade e credibilidade, além de você não ficar sem a proteção de seus trabalhadores por um tempo maior devido a transportes.

Para os clientes que não demandam serviços “in loco” ou visam reduzir custos com ensaios, disponibilizamos o nosso laboratório permanente. Este completo laboratório, instalado em nossa sede é capaz de receber uma grande demanda de ensaios e atende com hora marcada ou através de encomendas que recebemos por transportadoras ou correios, como consequência, você pode agendar os testes, trazer os equipamentos e acompanhar a sua execução, neste tempo, pode tomar um café delicioso, e posteriormente, levar de volta seus equipamentos acompanhado dos certificados.

Para os teste de isolação e ensaios elétricos conforme NR10, os nossos laboratórios, trabalham de forma a cumprir o item 10.7.8 da NR-10 (Norma Regulamentadora Nº10 do Ministério do Trabalho e Emprego) quanto à obrigatoriedade periódica dos ensaios de isolação em equipamentos, ferramentas e dispositivos isolantes ou equipados com materiais isolantes. Estes ensaios são realizados por uma equipe de metrologistas qualificados e autorizados conforme o item 10.4.6 da NR-10.

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder