eletroAlta Engenharia
ADEQUAÇÃO NR10

ADEQUAÇÃO NR10

O QUE É ADEQUAÇÃO NR10 ?

Adequação NR10 é uma oportunidade da Gestão de Riscos Ocupacionais [GRO] , objetivando a redução do risco de acidentes com os trabalhos envolvendo a eletricidade.

Sabemos que a eletricidade está presente em todos os lugares, da mesma forma, os riscos de acidentes envolvendo pessoas ou animais que interagem com as instalações elétricas é bem presente. Além de que, os seus efeitos podem causar ferimentos graves e até a morte. Choque elétricos é o mais conhecido, mas temos ainda, o arco elétrico que causam queimadeiras graves e os riscos adicionais como queda de altura, explosão, etc.

adequação NR10 tem o objetivo de garantir a segurança tanto aqueles que trabalham em instalações elétricas como os que dependem da eletricidade para executar suas tarefas.

Sendo assim, a adequação NR10 engloba não apenas o ambiente de instalações, mas também todos os espaços de uma empresa e a execução de atividades de eletricidade.

A NR10 (NORMA REGULAMENTADORA N°10) estabelece os quesitos de segurança do trabalho além de um programa de gestão de risco. Mas, são as normas técnicas oficiais que descrevem os meios de prover a segurança. A ABNT NBR5410 é a principal norma de instalações elétricas.

adequações NR10

COMO REALIZAR A ADEQUAÇÃO NR10 ?

Do programa de Gestão de Riscos Elétricos para adequação a NR10, podemos indicar:

Medidas Administrativas:

  • Em primeiro lugar, é preciso o comprometimento da alta direção com a segurança, investimentos, fiscalização e melhoria continua;
  • Realizar um treinamento com toda a equipe de gestão da manutenção, eletricistas e instrumentistas, técnico de segurança e demais. Por favor, realizar com instrutores que realmente intendem de NR10. Isso é fundamental para que todos conheçam a necessidade e possam “falar a mesma língua”.
  • Garantir a restrição do acesso de não autorizados em salas elétricas, painéis elétricos;
  • Implementar o Prontuário das Instalações Elétricas com as documentações atualizadas;
  • Certificados de conclusão do curso nr10 em dia [treinamentos da NR10];
  • Realizar o levantamento das situações de trabalho dos profissionais e mitigar os riscos envolvidos. Estabelecer então, os procedimentos de segurança e demais medidas de controle.
  • Implantar e fiscalizar a APR _ autorização de trabalho em risco, instalação de equipamentos de proteção coletivas, fornecimento de ferramentas adequadas;
  • Procedimentos de trabalho e segurança bem estabelecidos, conforme as medidas de controle do risco;
  • Instalar plaquetas de advertências do risco de acesso em painéis, com informações de segurança, como: TAG, nível de tensão, distancias de segurança, EPI obrigatório, local de fixação de aterramento temporário e localização do seccionamento a montante.
  • Levantamentos e estabelecimento do nível de energia incidente de possíveis arco elétrico para possibilitar a mitigação de sua redução e a validação do classe de risco da vestimenta retardante a arco que os eletricistas deverão usar;
  • Contratação de um profissional habilitado (CREA) para responsabilidade sobre a manutenção das instalações;
  • Toda a modificação ou novas instalações, sempre ser realizada com responsabilidade de profissional habilitado e empresas com qualidade para fazer o certo da primeira vez!

Medidas de Proteção Coletivas:

  • Realizar uma inspeção completa documental e uma inspeção completa física das suas instalações elétricas através do RTI – Relatório Tecnico de Inspeção. Este é uma “fotografia” da situação de sua segurança nas instalações elétricas, como consequência, nortear na sequencia do trabalho.
  • Implantar sistemas de proteção coletiva, de preferencias fixas: isolação, invólucros, barreiras, o mais importante, que este garanta o trabalho seguro;
  • Desenvolver um sistema de identificação de equipamentos, componentes e circuitos elétricos e identificar em campo. Identificar com TAG os painéis, os circuitos, nível de tensão, advertir acesso e uso de EPI, em conclusão, instruir a segurança no local.
  • Elaborar um Diagrama Unifilar e demais esquemas elétricos em um sistema de arquivo disponível aos envolvidos, no entanto, estes condizentes com a identificação em campo;
  • Implementar um sistema de manutenção preventiva como meio de medida de controle ao risco elétrico, por exemplo, termografia, ultrassom, analise de óleo isolante, preventiva em subestações, etc.
  • Planejar a execução das correções apontadas no RTI da NR10, por exemplo, em um Plano de Ação. Delegar aos responsáveis e executantes a execução das correções recomendadas, por consequência, acompanhar e cobrar a solução;
  • Verificar se a Proteção Contra Descargas Atmosféricas estão garantindo, em especial, os surtos de tensão conforme estabelece as norma técnica NBR5419
  • Levantar as áreas e equipamentos em ambientes com possibilidade de explosão e verificar se estão adequados;

Medidas de Proteção Individuais:

  • Fornecer os EPI adequados aos eletricistas e mantê-lo com a garantia de isolação, ou seja, através de ensaios elétricos constantes;
  • Implementar identificação adequada dos profissionais autorizados e a proibição do uso de adornos.
  • Engajar os colaboradores na promoção da segurança do trabalho, promover ações de melhorias e a participação dos envolvidos, certamente, colheremos maior resultados!
adequações nr10

BENEFICIOS DA ADEQUAÇÃO NR10

Além da segurança de seus colaboradores. A adequação da NR10 traz maior confiabilidade e continuidade da operação e produção.

Não deve ser tratada somente como um cumprimento de uma obrigação legal. Devemos ver a oportunidade da obrigatoriedade legal em vantagem da segurança e continuidade das operações. A NR10 traz retorno!

ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DE ENGENHARIA E PROJETOS

A especialidade da eletroAlta Engenharia é oferecer soluções em engenharia para adequações a NR10!

Com uma experiencia de mais 15 anos, a nossa equipe supre com excelência as demandas de todo o território nacional.

Temos diversos cases de sucesso em clientes de diversos setores e que precisam proteger seus colaboradores, posteriormente, precisam proteger suas marcas valiosas!

Deixe um comentário

×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso te ajudar?