MEDIÇÃO CAMPO ELETROMAGNÉTICO

MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DE CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS.

Atendimento a Lei° 11934 de 2009.

A eletricidade pode estar deixando você doente?

– Ela é invisível. Permanece em silêncio. Não apresenta cheiro e nem tem sabor. Não tem cor. Você não pode sentir isso!

– Ela está em sua casa. Está no seu carro. Está no seu trabalho. Está em toda parte. É quase inevitável. Você provavelmente está banhado nisso agora.

Ela é a radiação eletromagnética.

Radiação eletromagnética – o que é?

A maioria de nós conhece algumas formas de radiação, por exemplo, ultravioleta (UV), raios X, radioatividade, raios gama ou raios cósmicos. Todos eles pertencem ao espectro eletromagnético. Até a nossa luz faz parte deste quadro.

A extremidade inferior do espectro (radiação ‘não ionizante) começa com a luz visível e infravermelho, então continua com as microondas, ondas de rádio e as chamadas frequências extra baixas. A radiação não ionizante não causará danos imediatos como a radioatividade, por exemplo, mas os efeitos de longo prazo em nossa saúde são largamente estudados e ainda não foram contestados. 

Você pode estar pensando que muitas dessas coisas ocorrem naturalmente. Sim, é verdade – muitas dessas formas de radiação ocorrem na natureza – então, por que se preocupar com eletricidade?

Toda eletricidade emite diferentes formas de radiação eletromagnética invisível no espectro de baixa frequência. Imagine, até a chama do seu fogão brilha e emite calor, mas a radiação eletromagnética não há brilho e nem calor.  Dependendo do tipo de dispositivo, EMF pode irradiar muito mais do que pensamos. É invisível, mas se você for exposto a muito disso, pode criar desequilíbrios em seu corpo. Afinal seu corpo é feito em grande parte de água e para funcionar pequenas correntes elétricas estão presentes no seu cérebro e nervos. 

Nossa rede elétrica funciona com corrente alternada, por isso é chamada de ‘AC’. Isso significa, em termos simples, que o fluxo de eletricidade está constantemente mudando de direção para frente e para trás a uma taxa de 60 vezes por segundo [60 Hertz]. Isso faz com que a radiação eletromagnética ‘vibre’ de uma forma pouco natural. Os efeitos que isso pode ter em nossa saúde não foram estudados o suficiente para dizer com certeza que é seguro, mas muitas pessoas estão começando a perceber que pode estar afetando-as.

O que pode gerar campos eletromagnéticos prejudiciais em seu trabalho?

No âmbito industrial, muito equipamentos podem gerar campos eletromagnéticos elevados que podem afetar a sua saúde. Além dos equipamentos de radiofrequência, temos os equipamentos elétricos que cada vez mais demandam energia maior. São os transformadores, subestações, geradores, inversores, retificadores, reatores, linhas de transmissão, entre outros.

Em 2009 a Lei n°11934,  estabeleceu os limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, associados ao funcionamento de estações transmissoras de radiocomunicação, de terminais de usuário e de sistemas de energia elétrica nas faixas de frequências até 300 GHz (trezentos gigahertz), visando a garantir a proteção da saúde e do meio ambiente.

      • Medições de Campos Elétricos e Magnéticos em atendimento à Resolução da ANEEL Nº 398, 23/03/2010 e as resoluções complementares nº 413/11/2010 e a de nº 616 de julho de 2014.
      • Medições de Campos Elétricos e Magnéticos em atendimento Resolução 303 de 02 de julho 2002, ANATEL, atualizada pela resolução 700, 28/09/2018.

Medição e Avaliação do Campos Eletromagnético de sua Empresa:

A eletroAlta engenharia, visando atender a todos os quesitos relativo a NR10, capacitou-se a prestar toda a consultoria em atendimento às exigências legais e recomendações da LEI n°11934, NR10 e ANEEL com foco nos sistemas de energia elétrica (Lt’s e SE’s):

  • Elaboração de memórias de cálculos de campos elétricos e magnéticos;
  • Execução de medições de campos elétricos e magnéticos nos sistemas de energia elétricos.
  • Elaboração de relatórios de conformidade nos termos das exigências da ANEEL.

Medição e Avaliação dos Campos Eletromagnéticos pela ELETROALTA ENGENHARIA:

Nosso trabalho é realizado seguindo as normas técnicas e regulamentares. Usamos instrumentos modernos, aferidos e calibrados.

Toda a documentação entregue formatada para ser inserida no seu PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da NR10 de sua empresa.

      • Atendimento das diretrizes da ICNIRP/OMS
      • Atendimento da IEEE C95.6
      • Atendimento da Res. 398 da ANEEL (60 Hz) – Link
      • Atendimento da Res. 303 da ANATEL (9 kHz à 300 Ghz) – Link
      • Atendimento da Res. 616/2014 da ANEEL – Link

 

Exemplo de locais para este nosso trabalho:

  • Medições em sistema de geração de energia: Termoelétricas, hidrelétricas, biomassa biocombustível, eólicas e solares;
  • Medições em linhas de transmissão (particulares e concessionárias);
  • Medições em subestações (particulares e concessionárias);
  • Medições em Antenas de Telefonia Celular e Telefonia Móvel;
  • Medições transmissoras de TV, rádio digital;