PIE – PRONTUÁRIOS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

PIE da NR-10 itens 10.2.4 e 10.2.5  

Introdução:

PIE – Prontuário das Instalações Elétricas

Antecipadamente, a norma regulamentadora n°10 prevê que toda a instalação elétrica deverá manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Além disso, ela textualiza que os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além dos esquemas unifilares, alguns outros documentos. Enfim, um arquivo para manter a memória dinâmica das instalações elétricas e dos trabalhadores que nela interagem visando as medidas de controle ao risco da energia elétrica.

São elementos do PIE da NR10:

Definitivamente, a Organização e Manutenção do PIE-Prontuário das Instalações Elétricas é obrigatório!

Elementos do PIE

Elementos do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da NR10.

O que é o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da NR10?

Como foi mencionado acima, a NR10 em seu Glossário textualiza:

  • Prontuário: sistema organizado de forma a conter uma memória dinâmica de informações pertinentes às instalações e aos trabalhadores.

O prontuário das instalações elétricas é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas de uma instalação e dos profissionais que nela interagem, visando as medidas de controle ao risco elétrico, através de uma documentação acreditada, sistemática e dinamicamente atualizada com as modificações ocorridas nas instalações – diagramas e esquemas, nas instruções e procedimentos técnicos, treinamentos e demais obrigações do prontuário, como resultado, seus funcionários mais seguros e o atendimento a norma regulamentadora.

A finalidade é informar aos envolvidos tudo aquilo que é importante para a máxima segurança deles próprios e das demais pessoas que interagem com as instalações elétricas. Informar sobre as medidas de controle adotadas e os resultados de ensaios e treinamentos. Evitar confusões de identificação de componentes, em especial os seccionadores para desenergização segura das instalações e fontes de energias. 

Esta documentação deve ser organizada e mantida atualizada pelo empregador ou pessoa normalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade, como deslace, todos envolvidos na proteção.

Oferecemos uma assessoria completa na Estruturação e Organização do seu PIE, visando sempre a melhora do seu sistema para garantir a segurança dos trabalhadores, portanto, mais credibilidade e facilidade para você.

Quem é responsável pelo PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da NR10?

Logo depois que o PIE estiver elaborado e organizado, todos os envolvidos são responsáveis por manter a cultura e disciplina de atualização do mesmo na empresa. Mas, a empresa deverá determinar formalmente um profissional como responsável pela administração do PIE. Recomendamos que  este seja da área elétrica, uma vez que ele entende e é responsável pelas ações de manutenção na empresa.

O PIE é obrigatório?

O Prontuário das Instalações Elétricos (PIE) é obrigatório para todas empresas que possuem carga igual ou superior à 75 kW, como diz no item 10.2.4. Deve-se atentar que a NR10 tem “força de lei” então tens-se que cumprir.

A primeira vista, podemos pensar que é só o cumprimento de papelada que a norma regulamentadora exige, mas isso não é verdade. O Brasil é campeão em acidentes de origem elétrica e o cumprimento da norma vem de encontro, antes de tudo, para conscientizar os envolvidos quanto aos riscos e medidas de controle.

PIE da NR10
Gestão da NR10

Por que contratar a Eletro Alta?

Possuímos experiência na Organização e Manutenção do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas NR10!

A eletroAlta possui a experiência para organizar e compor o seu Prontuário das Instalações Elétricas da NR10. Já elaboramos, organizamos, revisamos e mantemos PIE da NR10 de grande e diversas empresa com marcas reconhecidas no mercado nacional, onde os preceitos de segurança são extremamente importantes! Em suma, os nossos trabalhos já foram alvos de inspeções e auditorias de seguradoras internacionais, acreditadora IEC/ISO, Ministério do Trabalho, etc. sem nenhuma contestação.

Criamos um método de organização de manutenção do PIE da NR10, estabelecido em um procedimento elaborado que repassamos este em treinamentos aos gestores de nossos clientes, assim, aumentando a eficiência das medidas de proteção a da atualização dos documentos. Além de uma consultoria constante para sanar qualquer dúvida que surgir.

Sabemos que a gestão da NR10 é trabalhosa e não é o foco principal da sua equipe, afinal, vocês tem tanto a fazer para manter as instalações funcionando, mediante a isso, a eletroAlta desenvolveu um software de alto nível [SGNR10], para a gestão “on line” da NR10 e seu prontuário, como resultado, você mantem seus documentos a disposição a todos os envolvidos na nuvem, controla os prazos, as autorizações, etc.

Conheça mais sobre o nosso: SGNR10 – Software de gestão completa da NR10

Quais os itens obrigatórios do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas da NR10?

A NR10 determina alguns itens obrigatórios que devem estar contidos no PIE (Prontuário das Instalações Elétricas) da NR10, são os itens da NR10 10.2.3, 10.2.4 e 10.2.5, são eles:

  • Diagrama unifilar atualizado, de acordo com normas técnicas.
  • RTI – Relatório Técnico de Inspeção, a parte mais importante e a base de sustentação para uma empresa iniciar a implantação da NR-10, de acordo com o item g) 10.2.4 da NR10.
  • Cronograma de Adequação – o planejamento das ações de correção apontadas no RTI.
  • Documentações do SPDA, de acordo com a NBR5419:2015.
  • Procedimentos de Trabalho e Segurança, como resultado, seu pessoal mais seguro.
  • Especificação de EPI e EPC, em conformidade com a NR06.
  • Certificados de materiais e equipamentos usados em áreas classificadas.
  • Resultados dos ensaios e testes de isolação em em EPI e EPC, de acordo, com 10.2.4
  • Documentação de capacitação, qualificação ou habilitação dos profissionais que interagem com as instalações.
  • Certificados dos treinamentos da NR10 dos profissionais que interagem com as instalações.
  • Procedimentos de trabalho e controle de risco.

Como a NR10 determina que devem ser seguidas as normas técnicas oficiais, alguns documentos adicionais são necessários e devem compor o PIE de suas instalações, entre eles:

  • Estudos de Classificação e Desclassificação de Áreas.
  • Estudo de Proteção, Seletividade e Coordenação das proteções elétricas.
  • Cálculo de ATPV com a especificação das vestimentas retardante a chama.
  • Relatórios de manutenção das instalações elétricas: análises de óleo, termografias, ensaios, etc.
  • Resultados de índices de iluminação dos locais de trabalho.
  • Etc.

Todas as documentações devem ser emitidas e aprovadas por profissionais legalmente habilitados em suas respectivas áreas de atuação. No caso da área elétrica, os documentos devem possuir uma ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA.

Em suma: são informações atualizadas e com uma credibilidade atestada.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Antes de mais nada, aumentar a segurança dos trabalhos em instalações elétricas;
  • Do mesmo modo, evite multas e ações trabalhistas;
  • Facilidade na gestão do PIE da NR10, por exemplo, usando o software SGNR10;
  • Não se preocupe com inspeções e auditorias surpresa;
  • Em suma, sua tranquilidade.
GLAUBER MAURIN

Responsável Técnico:

Eng Glauber Maurin, empresário, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, professor de curso de pós graduação em segurança do trabalho, desenvolveu documentações diversas na área da Nr10 com mais de 3.000 ART emitidas com visto em diversos estados.

Autor do livro: “Desvendando o Prontuário das Instalações Elétricas – NR10”.

Em suma, mais credibilidade no atendimento a NR10!

ARTIGOS TÉCNICOS

ASSUNTOS RELACIONADOS ELETROALTA

adequação elétrica, adequação instalações elétricas, adequação nr10, laudo de nr10, consultoria em segurança do trabalho, curso de nr10, diagnostico nr10, empresa de laudo eletrico, empresa de laudo nr10, empresas especializadas em SPDA, laudo técnico elétrico, laudo elétrico, laudo elétrico em são paulo, laudo elétrico em goias, laudo elétrico em ribeirao preto, laudo elétrico em industrias, laudo eletrico usina, laudo de renovação avcb, laudo IT41, nr10, nr10 senai, pie, pie – nr10, prontuário instalações elétricas, projeto de nr10, vistoria de nr10, teste de isolação, ensaios eletricos, montagens industriais, paineis eletricos, gestão nr10,