ATPV – Estudo de Arco Elétrico
Estudos de ATPV, análise de arco elétrico “arc flash”, análise de seletividade e coordenação e avaliação de perigos.
ESTUDO DE ENERGIA INCIDENTE EM ARCO ELÉTRICO E DISTÂNCIA SEGURA DE APROXIMAÇÃO
Adequação NR10
Estudo de Arc Flash [arco elétrico] é a determinação da energia incidente em cada painel em caso de um acidente que gere arco elétrico através de cálculos matemáticos baseados em normas técnicas e como resultado, poder especificar a medida de controle ao risco mais adequado para proteção dos profissionais envolvidos. Uma possibilidade é a adoção das vestimentas retardante a chama, a vestimenta da NR10, por exemplo: uma vestimenta classe 1 de .
Trata-se de uma avaliação dos pontos de risco das instalações elétricas, calculando a quantidade de energia que pode ser dissipada por um arco elétrico acidental, afim de especificar, de forma criteriosa, uma vestimenta retardante a chama que seja eficaz na proteção dos trabalhadores envolvidos, como resultado a proteção dos trabalhadores envolvidos.
Seguimos a norma IEEE 1584 “IEEE Guide for performing arc-flash hazard calculations”, a NFPA 70E e a recente ABNT NBR 16384 Segurança em Eletricidade- Recomendações e Orientações para trabalhos seguros com eletricidade.
Nós fornecemos um estudo abrangente de arco elétrico, incluindo avaliação completa no local, modelagem, desenho de análise, estudos de coordenação e corrente de curto circuito, como resultado, maior confiabilidade na especificação e segurança.
Como é realizado os cálculos de energia incidente?
Utilizamos softwares para simulação computacional de sistemas elétricos, que possui módulo específico para análise de arco elétrico. Esses softwares também indicam qual a categoria de risco ATPV dos EPIs, de acordo com o disposto na IEEE 1584, NFPA 70E e a recente ABNT NBR 16384.
Para a elaboração da análise do ATPV é necessário algumas informações prévias que são alcançadas com os seguintes trabalhos:
- Coleta de Dados das Instalações Elétricas e do Sistema Elétrico, por exemplo: TC, reles de proteção, cabos, distancia de barramentos etc
- Elaboração do Diagrama Unifilar Atualizado, como resultado, todas as informações na sua mão;
- Estudo de Coordenação e Seletividade das Instalações Elétricas, por exemplo: parametrização de reles de proteção;
- Determinar a Corrente de Curto Circuito, como resultado, saber se os painéis estão preparados para suportar um curto;
- Determinar a Distância de Trabalho;
- Calcular a Energia Incidente, como resultado, verificar a proteção das vestimentas adotadas;
- Determinar a Distância Segura de Aproximação Contra Arco Elétrico.
Através de equipe experiente aplicamos técnicas para a redução da energia incidente, reduzindo os perigos nas suas instalações elétricas.
Uma vez realizada o trabalho e determinado a energia incidente de cada painel e as distâncias de trabalho seguro, serão elaboradas etiquetas padronizadas para serem afixadas nas portas dos painéis e assim, informar, advertir e especificar os EPI e EPC a serem utilizados pelos trabalhadores envolvidos.
ATPV – Estudo de Arc Flash
Orientações para proteção dos trabalhadores contra arco elétrico.
Somente a vestimenta da NR10 é suficiente?
A vestimenta retardante a chama é uma barreira de proteção contra o calor e materiais incandescentes lançados contra o corpo do trabalhador.
As vezes somente a classe máxima de proteção (40 cal/cm²) de uma vestimenta retardante a chama não é suficiente para proteger uma pessoa. Neste caso, é necessário realizar uma análise no sistema de proteção elétrica, ajustes e/ou componentes para possibilitar a atenuação da energia incidente.
Além disso, é preciso entender que a hierarquia das medidas de proteção são sempre: as proteções coletivas, as proteção administrativas e, somente depois as proteções individuais, por exemplo: as vestimentas retardante a chama.
Prioritariamente deve-se adotar medidas de proteção coletiva, onde o trabalho somente em ambientes desenergizados é possível eliminar os riscos e realizar um trabalho seguro, mas muitas vezes, isso não é possível, como resultado, é preciso de implantar outras medidas.
O distanciamento seguro, isto é, determinar uma distancia mínima entre a fonte do risco, ou seja, do arco ou choque e do trabalhador, onde determinamos por cálculos e depois podemos delimitar no solo por faixas amarelas, por exemplo.
Por último, mas que nós não recomendamos deixar de manter, a adoção da vestimenta retardante a chama para uso contínuo diário.
O portfólio de estudos e serviços elétricos da eletroAlta engenharia foi projetado para ajudar seu sistema a operar de forma mais confiável, eficiente e segura. Com uma das maiores e mais especializadas equipes do setor, a eletroAlta engenharia oferece uma ampla gama de opções, entre elas estudos sobre curto-circuito, coordenação e arco elétrico, técnicas de atenuação, treinamento de segurança elétrica exigido pela OSHA, análise de falhas e investigações no local.
Nossos Recursos:
- Serviços de engenharia para a coleta de dados no local, análise de curto-circuito, coordenação de dispositivos de proteção e análise de arcos elétricos;
- A equipe de serviços elétricos da eletroAlta Engenharia utiliza software de renome no setor junto com recursos avançados de modelagem e análise;
- A ampla gama de serviços ajuda a garantir a conformidade com a norma OSHA e melhorar a segurança elétrica
- O uso de técnicas de ponta é garantido por meio da participação ativa em sociedades técnicas, como IEEE, e a colaboração com concessionárias de serviços públicos/indústrias;
- Ampla gama de serviços para atendimento aos quesitos da NR10 e NBR16384.