Por que fazer um estudo de qualidade de energia elétrica?
Os estudos de qualidade de energia elétrica consistem em encontrar falhas e solucionar problemas, como: máquinas que quebram e/ou param, luzes piscando, dispositivos eletrônicos param de funcionar, etc.
Serve também como medida de verificação após a realização de alterações ou modificações na rede elétrica, para que desta forma possa garantir que as alterações tiveram o efeito desejado e analisar o impacto que tiveram.
Uma forma de solucionar esses problemas é primeiro identificá-los, através de um período de medição onde os dados são capturados e analisados com equipamentos que possuem a sensibilidade necessária.
Definição de qualidade de energia:
Para os estudo de qualidade de energia elétrica, a norma IEC 61000-4-30 a define como: “características da eletricidade em um determinado ponto de uma rede de energia elétrica, avaliadas em relação a um conjunto de parâmetros técnicos de referência”.
A norma IEEE 1159-1995 define-o como: “uma ampla variedade de fenômenos eletromagnéticos que caracterizam a tensão e a corrente em um determinado instante e em um determinado ponto da rede elétrica”.
Além disso, o nosso país impõe determinados limites de qualidade de energia que devem ser cumpridos pelas concessionárias de energia elétrica no PRODIST Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica – ANEEL.
Alguns exemplos de problemas de qualidade de energia que podem ser facilmente identificados através de um estudo de qualidade de energia são:
Perturbações na rede elétrica:
Afundamento de tensão (Sag/Dip):
É uma diminuição do valor da tensão entre 10 e 90% da tensão nominal RMS na frequência nominal, por durações de 0,5 ciclo a 1 minuto, portanto, muito rápidos, mas perceptíveis pelos sistemas de proteção. Os estudo de qualidade de energia elétrica utilizam registradores precisos que conseguem perceber afundamento de curto período.
Distorção Harmônica:
As formas de onda de tensão e/ou corrente assumem um formato não senoidal com frequências que são múltiplos da frequência do sistema de energia. Estas harmônicas podem causar problemas no equipamento, o que reduziria sua vida útil. Eles são considerados no código de rede atual, por isso é aconselhável prestar atenção a eles.
Transientes:
Variação muito rápida na magnitude da tensão por durações de vários microssegundos a alguns milissegundos. Essas variações podem atingir milhares de volts, mesmo em baixa tensão, e afetar diversos equipamentos, podendo afetar sua vida útil.
Por que contratar a eletroalta para estudo de qualidade de energia elétrica?
Se está interessado numa proposta para realizar uma avaliação de qualidade de energia elétrica, consulte um consultor da eletroalta engenharia.