O que são Estudos Elétricos?
Os estudos elétricos são realizados com o objetivo de garantir que todo o sistema elétrico de uma instalação esteja funcionando corretamente, pois essas instalações estão sujeitas a anomalias, eventos Por isso, o sistema deverá estar projetado, regulado e comissionado para que estes eventos não causem grande prejuízos, seja por danos nas próprias instalações, da mesma forma, por paradas no processo contínuo de fornecimento de energia elétrica.
Então é importantíssimo que sejam realizados estudos elétricos de forma a prever o resultado destes eventos e mitigar soluções minimamente técnicas, acima de tudo para que não causarem efeitos danosos de grande monta ou mesmo acidentes até fatais.
O mais importante, podemos também, através dos estudos elétricos, prevenir acidentes aos envolvidos no sistema elétrico, como operadores e eletricistas manutentores através do correto dimensionamento das medidas de controle a serem adotadas aos riscos de choque e arco elétrico. O dimensionamento do Arc Flash [arco elétrico] que cada local poderá gerar é obrigatório pela NR10 para possibilitar o dimensionamento do nível de proteção das vestimentas retardantes à chama que evitam queimaduras em trabalhadores.
Uma empresa que realiza estudos elétricos é bastante procurada por indústrias, concessionárias de energia, centrais geradoras de energia, investidores do ramo, dentre outros.
Benefícios dos Estudos Elétricos:
- Redução ou eliminação de prejuízos causados por eventos alheios como falhas operacionais ou materiais;
- Prevenção de riscos de choques elétricos;
- Prevenção de trabalhadores envolvidos contra queimaduras causadas por arco elétrico;
- Aumento considerável da continuidade do fornecimento de energia elétrica para o processo;
- Eliminação de queimas de componentes ou equipamentos;
- Atendimento a normas regulamentadoras evitando multas;
- Maior informação sobre o seu sistema elétrico possibilitando estudos de aumento de consumo;
- Segurança das instalações;
- Redução de prêmios de seguro;
- Verificação da influencia de novos equipamentos ligados no sistema.
- Entre outras.