Gestão da NR-10 otimizando seu tempo.

A segurança das pessoas que lidam diretamente ou indiretamente com as instalações elétricas dependem de uma gestão adequada da NR10 – Norma Regulamentadora n°10 – Segurança em serviços em instalações elétricas, entretanto, as atividades de rotina da manutenção não deixam muito espaço para que se faça uma gestão dos documentos e do plano de ação requerido pela norma.

Para ajudar nesse dilema, criamos um software de gestão da NR10, com todas as necessidades pertinentes automatizadas, como resultado, o seu PIE – Prontuário das Instalações Elétricas sempre atualizada, documentos disponíveis aos envolvidos e indicadores de desempenho para comprovar a eficiência de sua gestão.

A redução do número das estáticas dos acidentes e participação em auditorias mais ágeis e bem sucedidas, fazem do uso do SGNR10 uma ferramenta indispensável para as empresas de hoje!

A importância da Gestão da NR10!

Além do não tão bonito objetivo do “cumprimento de papel”, o atendimento a NR10 realmente é uma ferramenta que traz as empresas outros benefícios que muitas pessoas não observam, mas que foi comprovado nesses 15 anos após sua revisão:

  • Trouxe um conhecimento técnico aos eletricistas e demais envolvidos através da exigência de treinamentos e cursos profissionalizantes;
  • Gerou uma organização das instalações com desenhos atualizados, identificações de componentes e circuitos, advertências, etc;
  • Difusão de conhecimento em primeiros socorros; 
  • Um aumento na proteção quanto aos riscos de choques elétricos e do arco elétrico;
  • Fez-se pensar em segurança a todos os envolvidos sendo a primeira revisão de norma no modelo de gestão;
  • Reduziu-se as paradas do processo por falta de manutenção em instalações elétricas;
  • Entre outros benefícios;

Otimizando a gestão da NR-10 eficazmente, tem como resultado, um aumento considerado nos benefícios, causando uma reação em cadeia que diretamente melhoram a segurança de todos.

Uma boa gestão é capaz de identificar falhas, de prevenir acidentes e promover melhorias nas instalações elétricas e no clima organizacional da empresa.

O plano de ação ou cronograma de adequação, planejado, mantido e cobrado é um programa de melhoria continua.

 

MAIOR RESULTADOS COM O SGNR10

O pessoal do chão de fábrica, em muitas vezes, são os primeiros a visualizarem as possibilidades de melhorias do processo na empresa.  Por isso é importante que todos eles tenham acesso as informações e participem da efetiva adequação. Os eletricistas são exemplo na participação deste processo e são os profundos conhecedores das instalações elétricas, e de como um problema nesta área pode afetar a produtividade e segurança. Quando eles participam e comunicar suas opiniões e ideias há uma grande redução dos problemas e consequência perda de produtividade e prejuízos. Desta forma, a produtividade da equipe é bastante afetada pela boa gestão, principalmente pelo estímulo de liderança qualificada que estes colaboradores recebem dos seus coordenadores.

Ou seja, quando há ampla participação dos colaboradores no acompanhamento do plano de ação para as adequações que o responsável técnico é capaz de identificar e redefinir modelos de execução capazes de fazer com que as atividades sejam desenvolvidas da forma a gerarem mais resultados efetivos na segurança e qualidade das instalações elétricas.

Por fim, o envolvimento de toda a equipe se torna mais eficaz os resultados.

O SGNR10 torna extremamente simples a gestão da NR-10 de sua empresa. Ele traz funcionalidades que reduzem o tempo perdido em verificação de documentos, em planejamento das adequações e no controle dos autorizados a trabalhos em ambientes energizados. Um mesmo gestor pode gerir diversas unidades ou plantas, em tempo real como está a situação de cada adequação e prontuário, melhorando seus resultados sem os custo de viagens.

A gestão da NR-10 eficaz é o que pode tornar uma empresa segura com uma equipe consciente sobre os riscos envolvidos.

SGNR10 – GESTÃO DA NR10 – Software de gestão completa da NR10

NOSSA FERRAMENTA POSSUI:

  • Controle de acesso por senhas.
  • Em conformidade com a lei LGPD (lei de proteção de dados).
  • Opções de banco de dados na nuvem ou em servidor próprio do cliente.
  • Dados são mantidos em nuvem com total segurança. Proteção contra acessos indevidos, servidores redundantes e “back up” constante.
  • Atende a Gestão Coorporativa de diversas unidades.
  • Gestão do RTI – Relatório Técnico de Inspeção das instalações elétricas com programação de atividades com datas, responsável, custo orçado e custo realizado.
  • Controle do Cronograma de Adequações / Plano de Ação. O responsáveis sempre em dia com suas atividades com cobranças previas por e-mail enviados por robô.
  • Gestão de documentos do PDA (SPDA + MPS) e controle das atividades de regularização.
  • Gestão das preventivas de subestações e cabines, com controle das tarefas de termográfia.
  • Módulo de Controle de Gestão de Documentos. Evita atrasos na revisão de documentos;
  • Módulo de Controle de Autorizados a trabalho em ambientes energizados com mudança de status sempre que algum documento ou treinamento vencer;
  • Módulo de Controle de Testes EPI e EPC. Rastreabilidade e controle de testes de isolação;
  • Gestão dos EPI, EPC e Ferramentas isoladas: local, responsável e rastreabilidade com certificados dos ensaios.
  • Armazenamento dos Diagramas Unifilares, podendo entender para o arquivamento de Diagramas Elétricos diversos. Tenha em mãos os esquemas elétricos num “smartfone” por exemplo;
  • Relatórios Gerenciais Analíticos e Gráficos dos Indicadores. Mostre a seus superiores o seu desempenho
  • Possibilidade de integração com módulo PM do SAP;
  • Possibilidade de novo módulo de Gerenciamento de Risco, conforme a NR01, atendendo a próxima revisão da NR10.

(alguns destes recursos são adicionais ao módulo básico. Consulte para maiores informações!)

https://www.youtube.com/watch?v=4BfKFCOCJe8
Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder