Relatório Técnico De Inspeção Em SPDA

Laudo de SPDA – Inspeção Em SPDA

O que é Relatório Técnico de Inspeção em Proteção Contra Descargas Atmosféricas?

Popularmente também conhecido como: laudo de pára raio ou laudo de SPDA.

 

RTPDA – Relatório Técnico de Inspeção em Proteção Contra Descargas Atmosféricas

Primeiramente as medidas de proteções consideradas na ABNT NBR 5419 são comprovadamente eficazes na redução dos riscos associados às descargas atmosféricas. Todo sistema de proteção contra descargas atmosféricas é projetado para contribuir para a segurança, assim, desempenhando um papel fundamental na prevenção de acidentes.

A eficácia de qualquer SPDA depende de um bom projeto, ou seja, a sua instalação, manutenção e métodos de ensaio utilizados. Inspeções, ensaios e manutenção, garante a manutenção da eficiência do sistema e deve ser periodicamente realizada conforme determina a norma.

A ABNT NBR 5419/2015 recomenda, dentre outros aspectos, a inspeção periódica do SPDA, que quando feita corretamente, por profissional capacitado, possibilita certificar que o sistema esteja em conformidade com a norma ou recomendar ações necessárias para adequação do mesmo.

inspeção de SPDA permite que o proprietário receba um relatório técnico de conformidade e ART que são documentos técnicos que contem registro das inspeções visuais, verificações de documentações e medições que foram feitas no sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). O objetivo da inspeção de SPDA e a missão de laudos técnicos é verificar a conformidade com as normas ABNT, como resultado, garantir a eficiência projetada do sistema de proteção.

Esses documentos são obrigatórios, e isso é definido pela NR10. Por isso, a inspeção de SPDA deve ser realizada segundo os objetivos, métodos e a periodicidade prescrita nas normas ABNT NBR-5419, na sua ultima revisão 2015, para preservar seu estado de conservação e bom funcionamento.

Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Objetivo das Inspeções:

O objetivo das inspeções em SPDA é assegurar que:

    • o SPDA esta conforme o projeto baseado na Norma;
    • todos os componentes do SPDA estão em boas condições e igualmente são capazes de cumprir suas funções;
    • que não apresentem corrosão, e atendam às suas respectivas Normas;
    • qualquer nova construção ou reforma que altere as condições iniciais previstas em projeto bem como, de novas tubulações metálicas, linhas de energia e sinal que adentrem a estrutura estão incorporadas ao SPDA externo e interno.

A revisão da norma ocorreu em 2015, e as instalações anteriores a esta data, com a atual norma técnica brasileira para PDA – Proteção de Descargas Atmosféricas [ABNT NBR5419 de 2015] muitas mudanças são requeridas. por exemplo: aquela medição simples de resistência de aterramento abaixo dos 10 Ohms já não é mais importante, distanciamento entre as descidas.

 

Obrigatoriedade do Relatório Técnico de Inspeção em SPDA:

A conformidade com a norma é imprescindível. Assim como, é solicitada e auditadas por órgãos fiscalizadores como por exemplo: o ministério do trabalho, corpo de bombeiros, seguradoras e outros órgãos do poder público.

Quesito obrigatório pela NR-10 Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no item 10.2.4 alignea “b”, sendo um elemento dos requisitos mais exigidos pelos seus auditores. Da mesma forma, deve estar presente no PIE- Prontuário das Instalações Elétricas de sua empresa.

 

Quem pode realizar o relatório técnico de inspeção em SPDA?

O relatório de inspeção trata-se de uma avaliação técnica a ser elaborada por um engenheiro eletricista habilitado e com grande experiência no assunto, com base na nova ABNT NBR5419:2015.

Não é somente uma medição da resistência das malhas de aterramento, mas uma verdadeira avaliação da situação da proteção das estruturas contra descargas diretas e contra os efeitos eletromagnéticos!

Deve acompanhar de sua respectiva ART- Anotação de Responsabilidade Técnica recolhida pelo profissional, afinal, você precisa da responsabilidade.

Por que contratar a eletroAlta?

Somos especialistas quando o assunto é SPDA, atuando desde 1994!

A eletroAlta engenharia é uma empresa que possui técnicos e engenheiros habilitados e qualificados para o exercício de inspeções de SPDA e emissão de laudo técnico e ART. 

Além dos Sistemas de Proteção Externos, nos especializamos nas MPS – Medidas de Proteção Contra Surtos, que reduzem sensivelmente a probabilidade de danos em equipamentos alimentados na rede elétrica e comunicação. 

Oferecemos serviços de qualidade, executados com respaldo em normas técnicas oficiais brasileiras que prezam pela segurança de patrimônio e de vidas humanas.

Nosso corpo técnico é formado por engenheiros eletricistas, técnicos e especialistas que planejam, projetam e executam serviços de Inspeção, Medição, Elaboração de Projetos, Emissão de Laudos e Certificados de conformidade com a NBR 5419/2015.

Nossa inspeção:

A inspeção realizada pela eletroAlta engenharia é completa. Além de atender plenamente o objetivo descrito pela norma, realizamos uma auditoria para saber ser se:

  • a documentação disponível está conforme estabelece a norma e NR10;
  • se o projeto está em conformidade com a norma e gerenciamento de risco;
  • se o físico está conforme o projeto.

Nosso Diferencial:

O nosso Relatório Técnico de Inspeção em SPDA é diferenciado no mercado, pois o seu conteúdo apresenta teorias, descrição do método de inspeção realizada, apresentando todas as não-conformidades registradas com as evidências fotográficas, com a especificação do item da NBR5419 não atendido, uma descrição da recomendação de ação para a regularização da não conformidade. Emissão de certificado de conformidade, no caso de instalações existentes adequadas.

A nossa proposta é para a realização de uma verdadeira consultoria relatando as necessidades que suas instalações precisam para se adequar e estar em conformidade com a revisão vigente.

Além de uma inspeção completa visual, temos as medições de continuidade para poder atestar o uso de estruturas metálicas como captação e descidas naturais e também a continuidade entre malhas de aterramento adjacentes. A eletroAlta engenharia conta com drones profissionais de alta resolução para uma melhor segurança nas inspeções aéreas do subsistema de captação a serem realizadas.

As Medidas de Proteção Contra Surtos:

Uma outra necessidade são as MPS – Medidas de Proteção contra Surtos, como o uso de DPS – Dispositivo de Proteção Contra Surtos.

Nossa proposta se completa com a emissão de um orçamento detalhado para a realização das adequações necessárias. Assim você terá o custo de regularização o poderá prever as verbas de investimentos.

RTI da NR10
CLIENTE SATISFEITO

Considerações:

Por favor, considere isto quando forem equalizar as propostas técnicas. Somos especialistas nesta área com trabalhos equivalentes em empresas como: Embraer, São Martinho, Bunge, Raízen, Nestlé, etc.

Nosso objetivo principal é a execução de um serviço com a máxima segurança, a melhor qualidade a um custo justo.

 

Temos como visão extrapolar as suas expectativas!

 

Conheça mais sobre o nosso trabalho!

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Evitar multas e ações trabalhistas, definitivamente conforme as normas pertinentes.
  • Aumentar a segurança das instalações elétricas, ou seja, tendo um sistema com maior eficiência.
  • Evitar danos em equipamento, ou seja, eles devidamente protegidos.
  • Evitar paradas do processo produtivo, afinal terá maior proteção.
  • Redução do valor de prêmio de seguros, ou seja, com documentação e instalação adequada.
  • Consideração para o atendimento ao AVCB (Corpo de Bombeiros), conforme IT41.

Gestão ON LINE do Relatório Técnico de Inspeção de SPDA

Sabemos que a gestão da NR10 é trabalhosa e não é o foco principal da equipe, mediante a isso, a eletroAlta desenvolveu um software de alto nível, para a gestão “on line” da NR10 e seu prontuário. Como resultado, você manterá os seus documentos a disposição na nuvem, controla prazos automaticamente, as autorizações, etc.

Conheça mais sobre o nosso: SGNR10 – Software de gestão completa da NR10. Definitivamente, você com mais tempo para dedicar-se ao foco principal.

Responsável Técnico: Eng Glauber Maurin, empresário, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho, professor de curso de pós graduação em segurança do trabalho, desenvolveu documentações diversas na área da Nr10 com mais de 3.000 ART emitidas com visto em diversos estados. Autor do livro: “Desvendando o Prontuário das Instalações Elétricas – NR10”.

Você gostará de ver mais assuntos em nossos artigos técnicos:

ASSUNTOS RELACIONADOS

SPDA, MPS, DPS, PDA, IT41, adequação de para-raios, adequação de spda, análise de spda, dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, dispositivo de proteção contra surtos elétricos, dps proteção contra surtos, empresa de instalação de para-raio, empresa de instalação de spda, empresa de para-raios, empresa de spda, empresa especializada em spda, empresa para avcb, empresas especializadas em para-raios,

inspeção de para-raios, inspeção de spda, instalação de para-raios, instalação de spda, instalação dps dispositivo proteção contra surtos, instalação e manutenção de para-raios, laudo de aterramento, laudo de renovação avcb, laudo spda, laudo spda preço, laudo técnico renovação avcb, manutenção preventiva spda, manutenção spda, medição de spda, medição ohmica para-raios, medição ohmica spda, projeto de para-raios, projeto spda,

proteção contra descargas atmosféricas, quanto custa um para-raio, renovação de avcb, renovação de avcb preço, vistoria de para-raios, vistoria spda, medição ôhmica e emissão de laudo técnico de para-raios