O que são ensaios de reles de proteção?
Os ensaios em reles de proteção e medidores são simulações feitas de forma controlada para atestar o funcionamento dos sistema de proteção em caso da ocorrência de uma falha elétrica. Estas falhas podem ocorrer a qualquer momento e podem causar grandes prejuízos e perda de produtividade, além de que podem ocorrer o que há de pior, acidentes com pessoas com risco de ferimentos graves e até a morte.
Por isso, é fundamental, termos a certeza que que o sistema de proteção irá atuar conforme foi projetado e parametrizado.
Relés de proteção
Os relés de proteção garantem a segurança de um sistema elétrico, protegem equipamentos. Também, podem fornecer aos operadores informações vitais de diagnóstico.
Eles funcionam detectando falhas e abrindo disjuntores para evitar os danos que a energia elétrica possa gerar.
Por que os testes de relés de proteção são importantes?
Devido à natureza crítica dos relés de proteção, os testes durante a fase de comissionamento são cruciais para a confiança na segurança operacional de um sistema elétrico. Além disso, testes regulares são necessários para garantir que a operação correta seja mantida. Isto permitirá que o sistema seja adequadamente protegido em caso de falha. Quando os testes do relé de proteção não são realizados regularmente, o risco de falhas elétricas perigosas aumenta, resultando potencialmente em danos ao equipamento e ao pessoal.
Mesmo que o um conjunto de proteção elétrica tenha sido exaustivamente testado na fábrica, a fiação dos TCs e TPs no local pode ser executada incorretamente ou os TCs/TPs podem ter sido instalados incorretamente, ou seja, sua proteção não será eficaz.
O impacto de tais erros pode variar desde simplesmente um (o disparo ocorre repetidamente na energização, exigindo investigação para localizar e corrigir os erros) até , levando a grandes danos ao equipamento, interrupção de fornecimentos e perigos potenciais para o pessoal.
As estratégias disponíveis para eliminar estes riscos são muitas. Os testes de comissionamento no local são, portanto, invariavelmente realizados antes que o equipamento de proteção seja colocado em funcionamento.
Estudos de Proteção Elétrica:
Atualmente está em grande voga a realização de estudos de proteção elétrica, não somente visando a proteção das instalações como os estudos de curto-circuito e estudos de seletividade, mas estes estudos também são a base para a determinação da energia incidente que falhas de arco elétrico [ATPV] possam gerar e assim determinar/ especificar o nível de proteção das vestimentas retardante a chama ou arco elétrico.
Nestes estudos são determinados os ajustes (parâmetros) a serem inseridos nos reles de proteção para que atuem corretamente. Valores de corrente em função de tempo. Mas, de que adianta o trabalho de engenharia para estabelecer ajustes perfeitos, se os componentes (hardware) não estão funcionando como queremos?
Se um rele de proteção não atua corretamente ou esta desajustado ou descalibrado, os valores de ATPV de um painel pode chegar a números maiores que a vestimenta é capaz de proteger e assim, causar queimaduras graves aos seus eletricistas.
Para garantir o funcionamento conforme os cálculos previstos, é fundamental os Ensaios em Reles de Proteção e Medidores por profissional qualificado e com equipamentos que simulem a injeção de correntes de falta e meçam o tempo de atuação em cada evento previsto.
Tipos de testes
Vemos três tipos principais de testes de relés de proteção (além dos testes após a ocorrência de uma falta):
Teste de bancada
Isso envolve investigar o relé por conta própria e verificar se ele corresponde ao projeto. Isso evita que problemas mais caros e demorados ocorram em fases posteriores de um projeto.
Teste de comissionamento
Uma vez construído o sistema elétrico, o comissionamento do relé envolve garantir que o sistema maior funcione conforme o esperado. Por exemplo, quando o relé de proteção está conectado ao painel, ele deve funcionar conforme esperado, reagir a intertravamentos e outras condições simuladas. Depois disso, a função do relé terá sido atestada.
Testes de manutenção
Quando testes de manutenção são realizados, assume-se a intenção completa do projeto, mas o comportamento do relé deve ser verificado durante a operação. Além de falhas específicas do relé, o relé não consegue detectar alterações nas características do sistema, como alterações nas cargas da rede downstream ao longo do tempo. Tais alterações de longo prazo podem exigir que o relé seja reprogramado para garantir que a operação esperada seja mantida, ou seja, é necessário testar regularmente.
O que está envolvido nos testes?
São recomendados os seguintes os ensaios (dependendo do tipo de teste):
- Inspeção visual do relé e verificação de aperto de todos os pontos de conexão
- Função de controle (ou seja, abertura e fechamento do disjuntor)
- Funções de proteção e tempos de disparo com injeção de correntes;
- Funções lógicas;
- Relé de entradas/saídas binárias e analógicas;
- Teste de resistência de isolamento;
- Teste de injeção primária;
- Teste de injeção secundária;
A eletroAlta engenharia oferece serviços superiores de testes de relés
Trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para realizar teste de reles de proteção! Contamos com equipe constantemente atualizada e equipamentos modernos e calibrados. Podemos certificar o desempenho da proteção e assim proteger seu patrimônio, continuidade da produção e sobre tudo a proteção de vidas.
Incentivamos qualquer pessoa com necessidades ou dúvidas em testes de relés de proteção a entrar em contato conosco para que possamos ver como podemos ajudar.