Artigos Técnicos

A importância das normas NBR 5410, NBR14039 e NR-10

de 30 de julho de 2022 Sem comentários

NR10 DETEMINA QUE DEVEM SEM ATENDIDAS AS NORMAS TECNICAS NBR 5410, NBR14039

A importância das normas NBR 5410, NBR14039 e NR-10 em uma construção, devemos dar atenção e cuidados ao atendimento de normas técnicas. Afinal, além da preocupação para evitar acidentes envolvendo os trabalhadores durante a execução, também é necessário que ela seja construída seguindo todos os preceitos técnicos e de segurança para reduzir ao máximo o risco de acidentes durante o seu uso.

Para garantir que todos os cuidados necessários sejam cumpridos, há uma série de normativas técnicas vigentes e, dentre elas, as NBR 5410, a NBR14039, a NBR 5419 e a norma regulamentadora do trabalho a NR -10.

O que tratam essas normas?

A NBR 5410, por exemplo, traz uma série de regras envolvendo as instalações elétricas de baixa tensão e tem o intuito garantir a segurança de pessoas e animais, bem como a conservação dos bens e, claro, o funcionamento correto da instalação. Para isso, ela dita regras que envolvem as instalações elétricas de edificações industriais, comerciais, residenciais, entre outras, sejam elas pré-fabricadas ou não.

A NBR14039, em analogia, traz os preceitos a serem seguidos para instalações elétricas com tensão entre 1kV e 35KV, isto é a média tensão. Cada vez mais presentes nas instalações elétricas do nosso dia-a-dia!

A NBR5419, é a norma técnica a ser seguida, quando falamos de proteção contra os efeitos das descargas atmosféricas. Esses efeitos, podem causar a queima de equipamentos, mas também, ferimentos ou mesmo a morte de pessoas.

Já a NR10, não se trata de uma norma técnica, mas sim uma norma regulamentadora que dá a diretriz para o trabalho envolvendo a eletricidade, visando reduzir os acidentes durante a execução dos trabalhos de operação, manutenção e construção de instalações elétricas.

A eletroAlta engenharia, acredita que somente com profissionais cada vez mais capacitados nas normas técnicas vigentes é que podemos melhorar a segurança de pessoas e animais em proximidade com instalações elétricas.

O que determina a NBR 5410?

A NBR 5410 é uma norma desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que determina regras envolvendo a instalação elétrica de diferentes tipos de edificações. 

Em suma, o documento traz as regras de instalações elétricas para esses ambientes, visando garantir as condições necessárias para que elas funcionem corretamente e de maneira segura. Para isso, aborda as instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.

A ideia é servir como um verdadeiro guia para profissionais do setor, para que eles possam atuar adequadamente e garantir a segurança das edificações. Uma vez que as determinações sejam seguidas, é possível evitar problemas como, por exemplo:

  • Sobrecorrente;
  • Choques elétricos;
  • Efeitos térmicos envolvendo a instalação elétrica, entre outros.
INstalações Elétricas precárias

Por todo o Brasil, encontramos as famosas “gambiarras” que expõem pessoas e animais aos potenciais riscos com a eletricidade.

Profissionais sem qualquer preparo e o “famigerado” “jeitinho brasileiro” ligado a “preguiça”, faz de instalações elétricas verdadeiras arapucas na espreita da próxima vítima.

Somente com o conhecimento técnico e a fiscalização é que podemos encontrar melhores dias na segurança.

Objetivos da NBR 5410

O objetivo da NBR 5410 é trazer um padrão mínimo de segurança e regras no que envolve a instalação elétrica de baixa tensão de diferentes edificações. O intuito é garantir a segurança de animais e pessoas, evitar acidentes, colaborar para que ocorra o funcionamento adequado da instalação e, consequentemente, a conservação dos bens. 

E o que diz a NR-10?

Em 2004, tivemos uma nova redação da NR10, que causou um grande avanço na regulamentação das diretrizes do trabalho envolvendo a eletricidade. Muito foi dialogado, divulgado e investido em segurança do trabalho envolvendo instalações elétricas.

A NR10 tem “força de lei”. Isto é, deve ser atendida!

Trata-se de uma norma regulamentadora que aborda a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. Assim como a NBR 5410, ela também visa a segurança, mas, desta vez, foca na saúde dos trabalhadores que atuam em serviços com eletricidade, direta ou indiretamente.

Assim, a NR-10 deve ser respeitada por empresas públicas e privadas de qualquer setor, quanto contratarem pessoas para que trabalhem com atividades relacionadas à energia elétrica. Dentre elas, por exemplo:

  • Montagem de projeto elétrico;
  • Manutenção ou reparos das instalações elétricas;
  • Fases de geração de energia elétrica;
  • Transmissão de energia elétrica, entre outros.
ATPV arco elétrico
Vestimenta resistente a chama para reduzir os efeitos de um arco elétrico em profissionais.

Em suma, ela traz todas as informações necessárias de ações que devem ser tomadas para proteger a saúde e a integridade física de profissionais que atuam com eletricidade. 

Para isso, aborda tópicos como, por exemplo:

  • Uso de equipamento de proteção individual;
  • Uso de equipamento de proteção coletiva;
  • Segurança em projetos;
  • Capacitação de trabalhadores;
  • Proteção contra incêndio e explosão;
  • Sinalização de segurança, entre outros.

A NR10, também determina que os profissionais que interagem com instalações elétricas participem de treinamentos com as ementas mínimas que asseguram o cumprimento das suas regras e também das normas técnicas vigentes.

Quando a NBR 5410 deve ser aplicada?

A NBR 5410 deve ser, obrigatoriamente, aplicada quando é feita uma instalação elétrica em qualquer tipo de prédio, seja ele residencial, comercial ou industrial. Além disso, ela também tem que ser considerada em:

Quando não aplicar a NBR 5410

Embora a aplicação da NBR 5410 seja extensa, ela não se aplica em alguns casos. São eles:

  • instalações de tração elétrica; 
  • instalações elétricas de aeronaves e de embarcações;
  • fundação de proteção contra quedas diretas de raios;
  • instalações em minas; 
  • instalações de iluminação pública; 
  • equipamentos para supressão de perturbações radioelétricas;
  • redes públicas de distribuição de energia elétrica;
  • montagens elétricas de veículos automotivos; 
  • instalações de cercas eletrificadas.

Como executar as instalações com segurança?

Para executar as instalações com segurança é preciso seguir todas as normas da NBR-5410. São muitas as regras, por isso, os profissionais do setor devem estudar essa normativa com cautela. Afinal, dela depende a segurança da edificação e das pessoas que trabalham nela. 

Veja os principais pontos trazidos pela NBR-5410.

1- Separação dos circuitos

É comum que circuitos de iluminação sejam combinados com circuitos de tomadas, mas isso está errado e fere a NBR 5410. Segundo a norma, é preciso fazer a separação e garantir que não ultrapasse 10A. Assim, no caso de um circuito de 127 V, por exemplo, o máximo seria 1270 VA de potência. Já em 220 V seria 2200 VA.

2 – Potência mínima relacionada à iluminação

Segundo a normativa, um ambiente que tenha 6m² ou menos precisa ter carga mínima prevista de 100VA. Já em locais com mais de 6m², é indicado considerar a carga mínima de 100VA para o 6m² e adicionar 60VA para cada 4m² inteiros a mais.

A NBR-5410 também indica que toda dependência deve ter no mínimo pelo menos um ponto de luz fixo no teto e este deve ser acionado por um interruptor de parede.

3 – Potência mínima e dimensionamento das tomadas

Para determinar a quantidade mínima de tomadas de um ambiente deve ser considerado o perímetro de cada cômodo. A cada 5 metros é preciso ter uma tomada. No entanto, é possível colocar mais, de acordo com as necessidades de quem contratou a obra ou a reforma e isso deve ser considerado na hora do planejamento.

Há ainda casos especiais como, por exemplo, as tomadas de uso específico (TUE), que são as usadas na instalação do ar condicionado, torneira elétrica, entre outros. Elas precisam ser adequadas a esse tipo de equipamento para  evitar a sobrecarga das tomadas que não possuem potência elevada.

4- Tipo de aterramento

O projeto elétrico tem que contar com o condutor terra instalado em todos os circuitos elétricos. Isso vale até mesmo para os circuitos de iluminação. Segundo a NBR, quando possível, é indicado preferir o aterramento TT. Se não for viável pode ser considerado o TN-S ou TN-C.

Por que é importante segui-las?

Acidentes elétricos matam pessoas e animais. Por isso, quando se fala em segurança, todo cuidado é pouco tanto na hora de trabalhar com os circuitos quanto em relação ao uso da edificação. Para garantir as melhores práticas, normativas como a NBR 5410 e a NR-10 são cuidadosamente elaboradas por especialistas da área.

Ao seguir esses verdadeiros guias, a empresa consegue entregar uma obra correta e segura, bem como garantir que os seus colaboradores atuem sob os menores riscos possíveis de sofrerem um acidente elétrico. Em suma, é preciso cumprir as  NBR 5410 e a NR-10 para estar dentro da legislação e evitar mortes envolvendo a instalação elétrica. 

Os cuidados adotados também fazem com que a equipe se sinta mais segura. Isso acaba colaborando com a produtividade, visto que os profissionais sabem que estão trabalhando com toda a segurança possível e não precisam passar o tempo todo com receio de acidentes. 

Quais os riscos em não adotá-las?

  • Os riscos de ignorar a NBR 5410 e a NR-10 são inúmeros e vão desde o fato da maior possibilidade da ocorrência de um acidente elétrico que coloque em risco a vida das pessoas, até o prejuízo econômico. Afinal, quando as regras básicas de segurança não são adotadas as edificações podem sofrer com:
  •  incêndio;
  • curto-circuito;
  • sobrecarga;
  • mau-funcionamento;
  • necessidade constante de reparos, entre outros.

Conclusão

A NR10, com a sua “força de lei”, determina que todas os serviços envolvendo a eletricidade, deverá seguir as normas técnicas nacionais e na sua ausência as normas internacionais. Portanto, as normas técnicas, também são obrigatórias.

As normas técnicas NBR5410, NBR14039 e NBR5419 são as mais usuais e são prescritas para reduzir os potenciais efeitos da eletricidade e devem ser atendidas. É fundamental, qualquer pessoa que opere, preste manutenção ou mesmo construa, seja conhecedor de toda a integra dessas normas.

Por isso, a capacitação é fundamental e necessária.

Atenda a lei e não deixe os perigos da eletricidade expostos a pessoas e animais.

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin