Artigos Técnicos

Gestão da NR10 – Prontuário das Instalações Elétricas

de 25 de dezembro de 2020 Sem comentários

Prontuário das Instalações Elétricas – PIE

O que diz a NR-10?

O PIE é uma “memória dinâmica” contendo informações pertinentes às instalações elétricas de caráter obrigatório para empresas com carga instalada superior a 75 kW. Conforme a NR10, ele deve conter no mínimo:

    • diagrama unifilar;
    • conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde implantadas e descrição das medidas de controle existentes;
    • documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
    • especificação dos equipamentos aplicáveis de proteção coletiva e individual e o ferramental;
    • documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;
    • resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
    • certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas;
    • relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando os itens acima.

O PIE deve ser organizado e mantido atualizado e permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços com eletricidade. Os documentos técnicos previstos no PIE devem ser elaborados por profissional legalmente habilitado.

A eletroAlta engenharia conta com mais de 15 anos de experiência quando o assunto é NR-10, possui uma equipe de especialistas composta de engenheiros eletricistas e de segurança para auxiliar as empresas na organização do PIE mediante elaboração de toda documentação técnica e gerencial necessária para atender aos itens requeridos pela norma regulamentadora e normas técnicas oficiais.

1. DIAGNÓSTICO NR10

O diagnóstico do sistema de gestão da segurança elétrica da empresa permite verificar o percentual de implementação dos requisitos da NR 10. São avaliadas todas as documentações existentes contemplando aspectos administrativos, técnicos e procedimentos de segurança.

2. DIAGRAMA UNIFILAR

Revisão “as built” de toda a documentação das instalações elétricas com levantamento em campo das informações, identificação adequada e a emissão dos desenhos conforme norma técnica.

3. RELATÓRIO TÉCNICO DAS INSPEÇÕES (RTI)

O RTI da NR10 é uma verdadeira “fotografia” da situação das suas instalações elétricas perante as norma técnicas vigentes, como a NBR5410, NBR14039, levantamento dos perigos e das situação da documentação do seu PIE.
Elaboração do Cronograma de Adequação ou Plano de Ação com um orçamento estimado para realização das adequações.

4. PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (PDA)

Elaboração do Relatório Técnico de Inspeções do SPDA de acordo com a NBR-5419-3:2015. Neste trabalho são realizados: inspeção visual das descidas e malhas, inspeção dos sistemas de captação por meio do uso de Drones, medição da continuidade da malha de aterramento, diagnóstico da situação atual do SPDA e recomendações de melhorias. O Relatório Técnico de Riscos de Descargas Atmosféricas com base no gerenciamento de risco da NBR-5419-2:2015 para identificação dos locais onde se faz necessário ou não a instalação do sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (PDA).

A partir dos levantamento em campo pode ser elaborado um Projeto Executivo para a adequação das não conformidades com base na NBR-5419:2015 em suas 4 partes, constituído de desenhos, especificação dos sistemas, dispositivos de supressão de surto (DPS) memorial descritivo, memorial de cálculo e listas de materiais.

Concluímos com a elaboração de orçamento estimativo para adequação da PDA na empresa.

5. LAUDO DE ATERRAMENTO E EQUIPOTENCIALIZAÇÃO

Elaboração de Relatório Técnico atestando o estado atual da malha de aterramento do sistema elétrico e a interligação desta com as massas metálicas. São realizadas medições de resistência de terra e continuidade das malhas de acordo com os métodos preconizados nas normas técnicas cabíveis. Cria a segurança em equipamentos, painéis e outras partes metálicas com possibilidades de energização acidental que possibilitem choque elétrico a pessoas.

6. DETERMINAÇÃO DA ENERGIA INCIDENTE PROVENIENTE DO ARCO ELÉTRICO

A NR01 determina que o empregador especifique e garanta que os EPI usados realmente ofereçam segurança aos seus trabalhadores, e em especial a proteção contra os efeitos do ARCO ELÉTRICO é adotado as vestimentas retardantes a chamas, mas para atestar que elas são suficientes, é necessário estimar o nível de energia incidente (ATPV) em cada painel elétrico. Para cálculo do APTV e determinação das medidas de controle contra arco elétrico, são realizados três estudos:

    • Estudo de Curto-Circuito;
    • Estudo de Energia Incidente (Arc Flash);
    • Estudo de Proteção e Seletividade.

7. ELABORAÇÃO DE PROCEDIMENTOS E INSTRUÇÕES TÉCNICAS CONFORME NR10

Elaboração de Procedimentos e instruções técnicas conforme NR10. Segundo as melhores e mais seguras orientações das normas técnicas brasileiras e internacionais. Em especial, a ABNT NBR 16384 – Segurança Em Eletricidade com orientações de segurança aos trabalhadores em instalações elétricas. Além dos procedimentos, revisamos o PLANO DE EMERGENCIA da empresa visando o que fazer em caso de acidentes de choque elétrico ou queimaduras por arco elétrico na empresa. Afinal, um acidentado tem poucos minutos para o seu restabelecimento de consciência e batimentos cardíacos.

8. LAUDO DE PERICULOSIDADE EM ELETRICIDADE – ANEXO IV / NR16

Determinar se o funcionário que interagem com instalações elétricas tem direito ou não ao adicional de periculosidade é fundamental para evitar ou reduzir ações trabalhistas com valores envolvidos que giram em torno de R$ 100.000,00 para cada trabalhador eletricistas com 5 anos de contrato mais os reflexos do não recolhimento e custas do processo, além é claro do custo intangível da mancha de sua marca no mercado!

9. TREINAMENTO ORGANIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NR10

A eletroAlta engenharia foi uma das primeiras empresas a repassar o conhecimento sobre a organização e manutenção do PIE – Prontuário das Instalações Elétricas. Sabemos que a Gestão da NR10 é fundamental para elevar o nível de segurança das instalações e dos profissionais envolvidos. Realizamos um treinamento “in company para apresentação aos operadores do sistema elétrico (eletricistas, técnicos em elétrica e coordenadores) sobre toda a documentação do PIE e os procedimentos para intervenção no sistema elétrico. Além que a eletroalta engenharia realiza os treinamentos de segurança da NR10 Básico e Complementar, mas de maneira especial, voltada para treinar os seus funcionários nos procedimentos de segurança e operacional implantados visando a elevação do nível de entendimento e segurança dos profissionais.

Faça treinamentos que realmente agregue conhecimento e com quem realmente entende de NR10!!

10. PLANO DE AÇÃO E ORÇAMENTO ESTIMADO PARA ADEQUAÇÃO DA EMPRESA À NR10

Para facilitar a manutenção e a gestão da NR10, desenvolvemos o software SGNR10, totalmente web (NUVEM), de forma a permitir que o cliente tenha acesso a toda documentação do PIE, aos relatórios de inspeção contendo o status do enquadramento à NR10, avisos automáticos sobre o vencimento de documentos dentre outras funcionalidades para facilitar o trabalho dos gestores NR10 nas empresas.

Sua empresa está precisando de algum dos nossos serviços?

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder