SPDA CONFORME NR10
SPDA CONFORME NR10

SPDA CONFORME NR10

Exigências da documentação do SPDA pela NR-10

Introdução:

Um levantamento inédito elaborado pelo ELAT Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) reuniu informações coletadas pelo Departamento de Informações e Análise Epidemiológica (CGIAE) do Ministério da Saúde, veículos da imprensa e dados de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2000 a 2019. Os resultados revelam um total de 2.194 fatalidades registradas; uma média de 110 casos por ano no período. Dentre as principais circunstâncias de fatalidades, os maiores percentuais são aqueles associados à atividades de agronegócio (26%).

Esses números podem ser reduzidos de forma significativa com a implantação de medidas de proteção conforme as normas técnica, como a instalação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) seguindo as recomendações presentes na norma NBR-5419.

Para reduzir danos aos trabalhadores e demais pessoas que frequentam uma edificação, a norma regulamentadora n°10 [NR-10] determina textualmente a exigência da manutenção de documentações das inspeções e medições do SPDA e aterramento elétrico. Estes documentos devem estar disponíveis no Prontuário das Instalações Elétricas [PIE].

Portanto, as diretrizes da NR-10 é mais um elemento que fundamenta a necessidade das empresas de adequarem suas instalações com sistemas de proteção contra descargas atmosféricas e realizar manutenções que garantem a eficiência desta proteção.

Onde está escrito na NR-10?

O texto da NR10 é bem claro quanto as documentações. Abaixo foi retirado do texto os pontos onde encontramos a fundamentação:

10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:

b) documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;

g) relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações, contemplando as alíneas de “a” a “f”.NR-10

Cabe aqui esclarecer que a documentação das inspeções e medições da proteção contra descargas atmosféricas SPDA deve ser a que é especificada na norma técnica vigente, ou seja a ABNT NBR5419 de 2015.

Quais documentações são exigidas?

A ABNT NBR 5419 de 2019 especifica em sua parte 3 as documentações requeridas como:

7.5 Documentação
7.5.1 A seguinte documentação técnica deve ser mantida no local, ou em poder dos responsáveis pela manutenção do SPDA:

a) verificação da necessidade do SPDA (externo e interno), além da seleção do respectivo nível de proteção para a estrutura, por meio de um relatório de uma análise de risco;

b) desenhos em escala mostrando as dimensões, os materiais e as posições de todos os componentes do SPDA externo e interno;

c) quando aplicável, os dados sobre a natureza e a resistividade do solo; constando detalhes relativos à estratificação do solo, ou seja, o número de camadas, a espessura e o valor da resistividade de cada uma;

d) registro de ensaios realizados no eletrodo de aterramento e outras medidas tomadas em relação a prevenção contra as tensões de toque e passo. Verificação da integridade física do eletrodo (continuidade elétrica dos condutores) e se o emprego de medidas adicionais no local foi necessário para mitigar tais fenômenos (acréscimo de materiais isolantes, afastamento do local etc.), descrevendo-o.NBR-5419.

O item 7.5.1 a) estabelece a necessidade da verificação da necessidade do SPDA. Isso é feito pelo documento Gerenciamento de Risco, que deve ser elaborado pro profissional habilitado conforme a parte 2 da norma. A seleção do nível de proteção, também é feito por esta analise de risco. O Gerenciamento de Risco deve ser feito com os parâmetros atuais, verificando se é ou não requerido adequações e depois repetindo os cálculos com os parâmetros de um nível de proteção de SPDA a ser adotado. Portanto, se há a necessidade de um SPDA também deve-se calcular se com o SPDA aplicado haverá a eficiência da proteção.

O item b) estabelece a necessidade da documentação do projeto propriamente dito. Desenhos com localização de captores, descidas, malhas de aterramentos, etc. Afim de orientar tanto a instalação, quanto depois a manutenção e verificação do sistema implantado. Cabe ressaltar que além do SPDA (externo ou interno) é necessário projeto com especificações das Medidas de Proteção contra Surtos, ou seja, o uso dos DPS onde necessário (parte 4 da norma 5419).

O item c) são documentos relacionados a situação da condutibilidade do solo para possibilitar o projeto do arranjo, dimensões e disposição das malhas de aterramentos adequadamente dimensionadas para evitar choques por tensão de passo e tensão de toque.

O tem d) faz parte os documentos que registram que são executadas manutenções do SPDA e MPS afim de garantia a continuidade da eficiência do sistema de proteção. O comumente chamado de LAUDO DE SPDA;

.

Confiabilidade das medidas de proteção contra descargas atmosféricas:

A descarga atmosférica é um fenômeno natural de grande magnitude que ocorre quando há uma liberação súbita de energia elétrica na atmosfera. Essa liberação de energia pode acontecer entre nuvens, dentro de uma mesma nuvem ou entre uma nuvem e a superfície da Terra. Nada em termos pratico pode evitar uma descargas atmosférica. O que podemos é controlar seus efeitos e reduzir os seus danos, em especial, deve ser dada atenção a proteção de pessoas.

É importante lembrar que mesmo um sistema de proteção contra descargas atmosféricas [SPDA] corretamente projetado e implantado conforme a ABNT NBR-5419 não assegura a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens, apenas pode reduzir de forma significativa os riscos de danos devidos às descargas.

Mas, uma edificação ou estrutura sem um SPDA e MPS está sujeita a maiores danos e perdas, além de não possuir a documentação requerida pela NR-10 é infligir o regulamento. Além da NR10, seguradoras, leis municipais e Corpo de Bombeiros possuem regulamentas onde estabelecem a necessidade da documentação em dia do SPDA.

O que fazemos?

A eletroAlta engenharia, possui experiencia em proteção contra descargas atmosféricas de plantas e processo s industriais de grande porte e complexidade. Estamos preparados para ajudá-lo a atender à legislação, mais ainda, em aumentar a eficiência da proteção contra descargas atmosféricas, mantendo suas instalações protegidas, aumentando a disponibilidade de sua produção e a proteção das pessoas que estão sob a sua responsabilidade dentro de sua empresa.

Entre em contato e solicite um orçamento!

×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso te ajudar?