Artigos Técnicos

Renovação da Autorização na ABNT NBR16384

de 26 de dezembro de 2020 Sem comentários

Renovação da Autorização na ABNT NBR16384

Orientações complementares para o trabalho elétrico seguro

Renovação da autorização para serviços em instalações energizadas.

O que diz a norma sobre a autorização para serviços em instalações energizadas?

Além dos treinamentos exigidos pela legislação, na prática é recomendado realizar atualizações de treinamentos e reavaliações sempre que ocorrerem os seguintes casos:

  1. mudança da equipe de trabalho ou de supervisão;
  2. interrupção da execução de trabalhos por longo período;
  3. limitações médicas;
  4. mudanças de métodos de trabalho, revisão dos procedimentos ou métodos de manutenção.

Ausência do curso de reciclagem

É recomendado que caso o trabalhador não realize a reciclagem dentro do prazo previsto, sua autorização para a execução de serviços elétricos seja revogada e o trabalhador passe a exercer atividades administrativas. Após sua reciclagem pode ser realizada a renovação da autorização e consequente serviços com eletricidade.

Conclusão:

A NBR16384 complementa o que diz a NR-10 sobre a necessidade do curso de reciclagem dos treinamentos básico e complementar. Além da periodicidade normal bienal, quando o trabalhador for afastado por acidente de trabalho ou se ocorrer mudanças significativas nas instalações, recomenda-se a realização da reciclagem quando o funcionário muda de equipe ou de supervisão. Nestas mudanças, podem ocorrer divergências entre o que o funcionário conhece e o que a supervisão ou equipe conhece, isso faz que a comunicação seja prejudicada.

Atenta-se ao fato da necessidade de realizar reciclagem de treinamentos na mudança de métodos de trabalho ou de procedimentos, então isso nos remete a pensar na no que sempre pregamos, que após 14 anos de reciclagens feitas com as teorias é mais eficaz realizar os treinamentos, agora, mais voltados aos procedimentos práticos. Isso é muito mais pedagógico, a visualização prática.

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder