Artigos Técnicos

Instalações Elétricas Industriais

de 26 de dezembro de 2020 Sem comentários

Instalações elétricas industriais seguras e de qualidade!

As instalações elétricas industriais executadas com qualidade são fundamentais para a segurança e continuidade das operações. As indústrias que exigem instalações capazes de atender demandas especiais de alta performance, por resultado, atender ao seu mercado com melhor resultado.

As demandas atendidas pelas empresas que oferecem serviços de instalações elétricas industriais são diferentes das instalações existentes entre projetos residenciais e comerciais, uma vez que as máquinas e os equipamentos utilizados em indústrias são caracterizados por sua alta exigência de energia elétrica, em voltagens específicas, por exemplo, o controle de robôs realizados por CLP de grande capacidade e velocidade de processamento.

O que são Instalações Elétricas?

Instalações elétricas são o conjunto de materiais e equipamentos, organizados e interligados com o objetivo de conduzir corrente elétrica em um circuito fechado para produzir trabalho, por exemplo, a iluminação e motores elétricos do processo produtivo.

Por que é importante uma Instalação Elétrica de Qualidade?

Você já pensou como seria o mundo sem a eletricidade? Como resultado, não teríamos o avanço tecnológico atual e com certeza nem este site. Em uma industria, sempre pensamos em colocar os melhores equipamentos, automações etc com o objetivo de reduzir os custos e aumentar a produtividade e qualidade. Compramos maquinas cada vez melhores, com mais equipamentos automáticos, CLP, computadores, rede para coleta de informações, etc. mas, nós esquecemos que para tudo isso funcionar é preciso uma instalação elétrica de qualidade que garanta a continuidade da operação, a proteção destes equipamentos contra os distúrbios proveniente do sistema elétrico e descargas atmosféricas, por exemplo: curto circuitos, afundamentos de tensão, harmônicas, fator de potencia baixo, etc.

Custo de uma Instalação Elétrica de Qualidade:

Qual a diferença de uma instalação elétrica barata e uma instalação elétrica de qualidade?

Ao fazer um orçamento de instalações elétricas, é comum receber diversos preços e propostas técnicas com divergências ou que ocultem informações. Desta foram, é difícil para realizar uma equalização de preços de forma eficiente. Pensamos na verba disponível, que é cada vez menor, uma vez que foram gastos com a aquisição de equipamentos melhores e outras instalações que impactam mais diretamente nos custos e processo produtivos, como resultado, buscamos o menor preço.

Acontece que o menor preço, nem sempre é o melhor custo x beneficio. O que adianta ter o melhor processo produtivo, o mais rentável, se ocorrerem falta constante no suprimento de energia elétrica, causados, por exemplo por ruídos que geram paradas de máquinas, queda de tensão que causam queima de motores ou mesmo uma simples descarga atmosférica causar uma parada na produção. Tudo o seu planejamento PCP, atendimento ao cliente, tamanho de mercado, entre outras, se coloca em risco, não é mesmo?!

A de se pensar também, nas ampliações futura que toda a empresa objetiva, afinal não é esse o objetivo de todo o negócio?

Uma instalação elétrica de qualidade começa com um bom projeto de instalações elétricas. Com dimensionamento correto de condutores, com especificação correta do melhor dispositivo de proteção e uma execução primaz que facilita qualquer eventual manutenção.

Instalações Elétricas de Qualidade, não é simplesmente seguir as normas NBR5410 ou NBR14039, tem muito da experiencia do projetista em aplicar os conceitos adquiridos em melhor atender ao tipo de aplicação, influencias ambientais, continuidade do processo requerido, segurança dos envolvidos e manutenção.

Ao pensar em INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, pense em QUALIDADE e no seu problema em caso de falta ou falha deste recurso em seu processo. Adquira instalações elétricas da ELETROALTA ENGENHARIA e fique tranquilo!

 

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder