Instalações elétricas em áreas classificadas com risco de explosão:
Introdução.
O item 10.9.2 da nossa NR 10, determina que os materiais, peças, equipamentos e dispositivos elétricos utilizados em áreas classificadas.
Temos a obrigatoriedade de certificação no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação exigida pela Portaria 83 do Inmetro/MICT, por isso, as instalações elétricas, motores, instrumentos de medição e controle, nestes locais, devem ter certificações fornecidas por seus fabricantes.
Outros quesitos são exigidos:
A NR 10 estabelece que as normas técnicas oficiais sejam seguidas, por isso, a nossa ABNT NBR IEC 60079-0 de 0 a 17 deverá ser atendida. Ela assegura a proteção contra o risco de incêndios e explosão em áreas classificadas.
Estes ambientes, representam um grande risco as pessoas que trabalham próximas. Esse risco é aumentado, quando existe a necessidade de alguma intervenção de manutenção, por isso, os profissionais devem receber treinamentos adequados me constantes, procedimentos administrativos e fiscalizações.
Trabalho em áreas classificadas por eletricista autorizados:
O trabalho com instalações elétricas em áreas classificadas com risco de explosão deve sofrer cuidados redobrados, por isso, treinamentos são fundamentais:
O ideal é a supressão do agente de risco antes das atividades. Caso não seja possível, deverá ter medidas de controle:
- Autorização formal;
- Treinamento especial;
- Ferramental, equipamentos e instrumentos certificados para a classificação da área;
Inspeção em áreas Classificadas
Inspeção apurada das instalações elétricas em Áreas Classificadas contra riscos de explosões em conformidade com a ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétrica.
É necessário manter o sistema de proteção contra o risco de explosão através de uma inspeção apurada das instalações elétricas em Áreas Classificadas contra riscos de explosões em conformidade com a ABNT NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – Parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas.
Itens da norma NR 10 sobre áreas classificadas
10.8.8.4 Os trabalhos em áreas classificadas devem ser precedidos de treinamento especifico de acordo com risco envolvido.
- Dificilmente encontramos eletricistas com conhecimento suficientemente adequado trabalhando nestes locais. Em plantas como: usinas de etanol e açúcar, envasadora de bebidas, plantas químicas, que os locais classificados fazem parte de uma grande volume de outros processos, e os eletricistas são os mesmos para trabalhos diversos, os treinamentos com instalações em áreas classificadas não lhe é imputado importância.
10.9.4 Nas instalações elétricas de áreas classificadas ou sujeitas a risco acentuado de incêndio ou explosões, devem ser adotados dispositivos de proteção, como alarme e seccionamento automático para prevenir sobretensões, sobrecorrentes, falhas de isolamento, aquecimentos ou outras condições anormais de operação.
- Alarmes ativos que possam anunciar qualquer anomalia antes que esta situação se torne chegue a proporção de causar uma ignição, sobretemperatua acima do ponto de ignição são importantes e devem ser previstos. Encontramos também, instalações com uso de cabos multipolares comuns com prensas cabos EX-d aparente, o que poderia ser usado se o local não oferecer algum risco de acidente mecânico que possa causar falha de isolação.
10.9.5 Os serviços em instalações elétricas nas áreas classificadas somente poderão ser realizados mediante permissão para o trabalho com liberação formalizada, conforme estabelece o item 10.5 ou supressão do agente de risco que determina a classificação da área.
- Alguém tem de liberar o serviço previamente. A ideia é verificar se o profissional que irá desempenhar o trabalho possui o conhecimento, treinamento, ferramental, EPi e EPC e reconhecer o perigo envolvido, a analise de risco, etc. Esta pessoa que oficializa a permissão tem de ter conhecimento suficiente para a liberação.
Onde encontrar atmosfera explosiva?
- Refinarias de petróleo;
- Plantas de processamento químico;
- Indústrias de impressão, papel e têxteis;
- Áreas de combustíveis e hangares de aviões;
- Minas subterrâneas;
- Plantas de tratamento de esgotos;
- Tubos e centros de distribuição de gás;
- Manejo e armazenagem de grãos (MILHO, SOJA, ETC.;
- Áreas de carpintaria (POEIRA MADEIRA;
- Postos de combustíveis;
- Usinas de cana de açúcar (TANQUES ETANOL, DESTILARIA, PENEIRA MOLECULAR, ARMAZÉNS DE AÇÚCAR)
- Entre outras.
É NECESSÁRIO O ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS REALIZADO POR PROFISSIONAL HABILITADO INCLUSIVE A DESCLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS DEVERÁ SER APONTADA
O estudo de classificação de áreas, é regulamentado por normas técnicas que devem serem seguidas, por isso, ele é o principio das informações sobre as instalações.
Fornece os limites de zoneamento e informações sobre os pontos de ignição, temperaturas, concentrações, riscos presentes, atividades para desclassificação ou prevenção, portanto, permite a especificação adequada dos materiais e equipamentos instalados.
É facilmente encontrado algum componente, que mesmo sendo certificado para áreas classificas, não pode ser usado para aquele tipo de área e situação.
A sua temperatura máxima em caso de falha é maior que o pontos de ignição da atmosfera envolvida.
Serve para:
- Identificar os riscos por meio de um trabalho de classificação de áreas;
- Tratar destes riscos com equipamentos Ex certificados e;
- Treinar seus funcionários através de programas de Capacitação.
Eletro Alta engenharia ajuda a sua empresa no atendimento as normas técnicas e regulamentadoras.