A amônia verde é um tipo de amônia produzida a partir de hidrogênio verde, um combustível gerado por fontes renováveis, como a solar e a eólica. A amônia verde é também conhecida como amônia renovável.
A amônia verde é produzida a partir de três matérias-primas: água, ar e energia renovável. O processo de produção é feito através da combinação do hidrogênio verde com o nitrogênio capturado do ar, utilizando o tradicional processo de síntese de Haber-Bosch.
A amônia verde tem diversas aplicações, entre elas:
- Combustível limpo, podendo ser usada em motores de combustão interna e células de combustível
- Armazenamento de energia, sendo uma opção promissora para armazenar energia excedente de fontes renováveis
- Matéria-prima na indústria química, reduzindo as emissões de carbono
- Fertilizante nitrogenado, sendo a principal matéria-prima para a produção de fertilizantes nitrogenados, como a ureia e o sulfato de amônio
A amônia verde é uma alternativa sustentável e livre de emissões, pois a produção não libera CO2.
O que é amônia verde e como ela é produzida?
A amônia (NH3) é um composto químico à base de nitrogênio e hidrogênio amplamente utilizado na produção de fertilizantes e produtos químicos industriais. Atualmente, a amônia é produzida a partir do gás natural, emitindo 2 toneladas de CO₂ para cada tonelada de amônia em seu processo de produção. Por esse motivo, a amônia convencional é chamada de amônia cinza. O atual mercado conta com um volume de cerca de 185 milhões de toneladas em todo o mundo. Aproximadamente 90% desse volume é produzido e consumido de forma cativa por indústrias que precisam da amônia como matéria-prima em seus processos de produção. Os 10% restantes são comercializados internacionalmente.
O processo para produzir amônia verde é bastante simples, exigindo apenas água, ar e energia. A eletrólise é usada para separar a água em hidrogênio e oxigênio, e uma unidade de separação de ar extrai o nitrogênio do ar. O hidrogênio e o nitrogênio são então combinados para produzir amônia.
A amônia verde, por outro lado, não emite CO₂ em seu processo de produção e, portanto, a previsão é que haja um crescimento exponencial de sua produção para que seja substituída pela amônia cinza e que possa ser usada para outros fins.
Para produzir amônia verde, o hidrogênio verde deve primeiro ser obtido por meio de um processo de eletrólise da água. Ou seja, a água é decomposta em hidrogênio e oxigênio, usando energia elétrica gerada a partir de fontes renováveis. O hidrogênio é então combinado com o nitrogênio atmosférico por meio de um processo conhecido como síntese de Haber-Bosch, o que permite que o hidrogênio e o nitrogênio reajam em alta pressão e temperatura na presença de um catalisador para formar amônia. O resultado é a produção de amônia verde usando hidrogênio verde e nitrogênio atmosférico.
A amônia liquefeita é ideal para transportar hidrogênio verde.
A amônia liquefeita desempenhará um papel importante na economia do hidrogênio porque é o meio ideal para transportar hidrogênio. No entanto, antes que a amônia importada seja distribuída ou decomposta em seus elementos constituintes, ou seja, nitrogênio e hidrogênio, ela precisa ser carregada e armazenada temporariamente.
Quais são os principais usos da amônia verde?
Esse tipo de composto químico é amplamente utilizado na produção de fertilizantes agrícolas, já que a amônia é uma fonte essencial de nitrogênio para o crescimento das plantas. Também é usado como matéria-prima na produção de diversos produtos químicos, como ácido nítrico, fibras sintéticas, explosivos, corantes e produtos farmacêuticos.
Além dos usos tradicionais, o avanço da amônia verde dará origem a novos usos de demanda com alto potencial de crescimento. Por um lado, a amônia é considerada um transportador de energia, pois permite o transporte e o armazenamento eficientes de hidrogênio. Isso envolve um processo adicional chamado “cracking”, que consiste em dividir novamente a molécula de NH3 para recuperar o hidrogênio contido nela. Outro possível novo uso para a amônia verde é como combustível para navios, podendo desempenhar um papel importante na descarbonização do setor marítimo. Por último, a amônia verde pode ser usada como combustível em caldeiras, turbinas ou motores para gerar calor e eletricidade.
Como atuamos?
A eletroalta engenharia atua elaborando o conceitual, retorno de investimentos, projetos executivos e detalhados de matérias multidiciplicares
Entre outras coisas, isso incluiu:
- Projetos conceituais e básicos para o processo e a planta, incluindo:
– tanque
– projeto de tubulação
– engenharia estrutural e civil
– engenharia de controle (elétrica, instrumentação, automação, etc.) - Planejamento de SSMA (Saúde, Segurança, Proteção e Meio Ambiente);
- Desenvolvimento da estratégia de licenciamentoS e organização;
- Preparação para audiências oficiais e especificação das avaliações periciais necessárias (incluindo avaliações de impacto ambiental)
- Preparação dos documentos de licenciamento.