Artigos Técnicos

alarme de incêndio wireless (sem fio)

Sistemas de Alarme contra Incêndio wireless (Sem Fio)

Nós conhecemos os problemas e apresentamos a solução!

Como funcionam os sistemas de Alarmes Sem Fio (wireless)?

Uma central é instalada em local com presença constantes, por exemplo, na portaria ou recepção. Essa central especial, com uma tela colorida que contem imagens das plantas do sistema de combate a incêndio com ícones de localização dos pontos dos componentes. Isso facilita o entendimento e rápida localização do sinistro.

Repetidores são instalados em locais previamente estudados de forma que seu reio de cobertura possa abrangem a maior área possível e que possibilite uma redundância de sinal. Estes repetidores são alimentados por pontos de energia, que pode ser do circuito de iluminação de emergência, mas  também, possuem baterias recarregáveis para continuar em operação em caso de falta de energia elétrica.

Aí, são instalados os componentes de acionadores de alarmes, acionadores de bombas, detectores de fumaça, detectores de gases, detectores de temperaturas, detectores de porta aberta, detectores de fluxo de bombas, e uma serie de soluções técnicas para prevenção. Esse totalmente sem fio, endereçáveis individualmente e padronizados.

Também, são instaladas os anunciadores áudio visuais (sirenes com LED) e até mesmo interligar com uma super sirene de evacuação geral.

O sistema é totalmente monitorado pela central, gerando todo o histórico de eventos, relatório de potencia de sinais e nível de baterias, sendo assim totalmente confiável e de fácil operação.

Por que escolher Alarmes Sem Fio [wireless] EletroAlta?

Os sistemas sem fio aumentam consideravelmente a confiabilidade do sistema, pois reduzem as falhas que normalmente acontecem com os sistemas cabeados. Evitam queima por descargas atmosféricas, ruídos por umidade na infraestrutura. Além de ser a mais moderna tecnologia mundial, os sistemas de alarme sem fio da eletroAlta possuem um custo reduzido de instalação, pois não há infraestruturas onerosas, você não fica refém de senhas ou integradores, pois são facilmente programável.

O sistema de alarme de incêndio sem fio (wi-fi) é a melhor solução para empresas que buscam um produto de alta performance e eficiência combinado com uma instalação rápida e limpa. Alta performance pois foi desenvolvido para atender com a máxima eficiência e precisão na detecção de princípios de incêndio. E instalação rápida e limpa, pois não há a necessidade de cabeamento, quebra de paredes e pintura.

Os Corpo de Bombeiros aceitam os Alarmes Sem fio (wireless)?

Sim. Os corpos de bombeiros aceitam os alarmes sem fio. Possuem até um modelo de laudo próprio a ser elaborado pelo responsável técnico atestando o funcionamento. Nossos sistema atendem a norma técnica brasileira e Anatel. 

Estes sistemas sem Fio São Seguros?

Sim, são seguros.  Utilizamos modulação spread spectrum DSSS que resolvem os problemas de interferência usando CSMA/CA. Em
função de seu baixo ciclo de operação (low duty cycle) é mais imune à interferência do que os demais sistemas. São criptografados. A comunicação usando topologia MESH estabelece uma rede complexa e colaborativa. Nessa rede existem elementos que servem de
“repetidores” para que rádios que não se “enxerguem” possam se comunicar.

Os Alarmes de Incêndio Sem fio (wi-fi) possuem baterias?

Os equipamentos do conjunto de alarme de incêndio sem fio possuem baterias. Na realidade pilhas alcalinas do tipo AA. Tão simples que você mesmo substitui. Mas, não se preocupe elas duram entorno de 2 anos e na central é anunciado um relatório com os componentes com bateria fraca para você poder se programar. Na realidade, a manutenção deste sistema é menor que os sistemas cabeados endereçáveis.  

Sistema Inteligente de Alarme de Incêndio Wireless Eletro Alta 

Trouxemos a solução completa para seu sistema de prevenção e combate a incêndio!

Esqueça eletrodutos e fios. A eletroAlta engenharia traz o conceito do sistema de comunicação sem fio para as centrais de alarme de incêndio.

O sistema de comunicação wireless é uma tendência mundial que visa eliminar os meios físicos de condução de sinal. As redes de computadores e acesso a internet é um exemplo evidente dessa transição. Esta inovação reduz o custo de implantação, além de eliminar um componentes que está sujeito a falhas “os cabos”.

Dessa forma, ofertamos uma solução mais confiável e com custo competitivo para os nossos clientes. De manutenção muitíssimo simplificada, se houver.

Nos sistemas convencionais os cabos com o tempo podem sofrer dilatações térmicas que causam rupturas, sofre com baixa isolação por umidade, com descargas atmosféricas entre edificações diferentes, condenando as comunicações dos acionadores até as centrais. Este problema se agrava ainda mais quando não se sabe o local da falha, causando diversos problemas para a manutenção do sistema.

O software embarcado na Central faz uma varredura de verificação da comunicação de sinal entre ela e seus periféricos. Qualquer anormalidade é disparado um aviso ao display da Central para manutenção ou então para substituição de bateria. Mão de obra prática através de uma instalação limpa e até 20 vezes mais rápida.

Em determinadas empresas por diversos motivos, ocorrem mudanças ou ampliações de layout. Para essas circunstâncias o sistema EletroAlta engenharia facilita o por demais o seu processo, pois não é necessário qualquer intervenção com obras para alterar a cobertura do sinal e o funcionamento do sistema.

A transmissão de dados do sistema é feita por ondas de rádio de baixa frequência com capacidade para expansão da área de cobertura através de amplificadores de sinal.

A frequência utilizada é homologada pela Agência Nacional de Telecomunicações. A Central é compatível com diversos sensores e periféricos certificados e reconhecidos no mercado.

Dentro do sistema de alarme de incêndio sem fio wireless (wi-fi) estão:

  • Central de alarme endereçável wireless – sem fio
  • Acionador de alarme endereçável wireless – sem fio
  • Acionador de alarme à prova de tempo endereçável wireless – sem fio
  • Detector de fumaça endereçável wireless – sem fio
  • Detector combinado de fumaça e térmico endereçável wireless – sem fio
  • Detector combinado de fumaça e linear multipontos endereçável wireless – sem fio
  • Detector de amônia endereçável wireless – sem fio
  • Roteador  endereçável wireless – sem fio
  • Sinalizador audio visual endereçável wireless – sem fio

eletroAlta Engenharia

Desde 1994 vivendo na área industrial!

A sua solução para os problemas de ruídos, descargas atmosféricas, falsos alarmes, perda de comunicação!

Eng. Glauber Maurin

About Eng. Glauber Maurin

Responder