GESTÃO DE RISCO ELÉTRICO
GESTÃO DE RISCO ELÉTRICO

GESTÃO DE RISCO ELÉTRICO

Gestão de Risco Elétrico

Gestão de Risco Elétrico é um processo constante de evolução que visa eliminar ou reduzir a níveis toleráveis a probabilidade de um evento não desejável acontecer junto as instalações elétricas. Esses eventos podem causar, desde mau funcionamentos até lesões graves ou mesmo a morte de pessoas. Esses eventos causam dano e na análise para gestão de risco, além da probabilidade temos de levar em conta a gravidade destes eventos.

É claro que quando pensamos em risco elétrico, pensamos em choque elétrico ou arco elétrico, acidentes graves ou fatais, mas, precisamos entender que qualquer evento fora dos parâmetros normais considerado tem efeito prejudicial, por tanto, não deveria ocorrer, não é!

DEFINIÇÕES:

Gestão

Gestão é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os recursos de uma organização para alcançar objetivos específicos. O objetivo é utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente para atingir os resultados esperados com o mínimo de despesas.

Risco

Risco é a possibilidade de ocorrer um dano devido a um perigo. Risco estabelece a probabilidade do efeito adverso ocorrer em um organismo, sistema ou população sob circunstâncias específicas.

Elétrico

Instalações elétricas são circuitos que distribuem energia elétrica, conectando a fonte geradora de energia às cargas elétricas. Todos os equipamentos e componentes que foram agrupados de forma para que a energia elétrica cause um efeito esperado. Desde a fonte, circuitos de distribuição, componentes de manobras, sistemas de aterramento, motores, iluminação, etc. Precisamos saber mesmo o que não está no potencial faz parte como: isoladores, chapas de painéis, suportes, etc.

Probabilidade

Probabilidade é a área da matemática que estuda a chance de um resultado ocorrer em um experimento aleatório, ou seja, quando não é possível prever o resultado. A probabilidade é usada para analisar experimentos e situações aleatórias, e pode ajudar a tomar decisões em diversos contextos!

Gravidade:

A gravidade na segurança refere-se à intensidade e impacto de um acidente, e pode ser medida de diferentes formas: 

  • Gravidade do acidente: Considera os danos físicos, materiais e humanos causados, ou seja, vidas e dinheiro! 
  • Taxa de gravidade: Indica a quantidade de dias de trabalho perdidos por afastamentos, incapacidades ou mortes, por cada milhão de horas de trabalho. É um indicador que permite comparar as medidas de segurança do trabalho e atestar as que são eficientes. 
  • Níveis de gravidade: Poupam tempo para as equipes, permitindo que se dediquem imediatamente à correção de um incidente.

Mitigação:

A mitigação é o ato de reduzir ou limitar os impactos negativos de uma situação ou desastre. Pode também significar o ato de aliviar, suavizar, ou atenuar.

Gestão de riscos elétricos

Gestão de riscos elétrico é uma área estratégica que tem como objetivo prever e mitigar os riscos envolvidos com serviços ou o funcionamento das instalações elétricas e a preparação da empresa, para que ela esteja apta a lidar com adversidades.

O gerenciamento de riscos é o processo de identificar, analisar e controlar (ou minimizar) os riscos do negócio. Trata-se de, sistematicamente, avaliar as incertezas sobre o que a empresa pensa sobre o mundo — no que diz respeito ao seu mercado e, especialmente, o futuro.

CONCEITO:

  • 1- Qual a probabilidade de ocorrer um acidente de choque elétrico e de arco elétrico em um profissional que está dentro da zona de risco (NR10) sem portar uma luva isolante? Ou seja, a probabilidade é alta!
  • 2- Qual a probabilidade de ocorrer a queima de um motor elétrico, com mais de 15 anos de funcionamento sem uma manutenção preventiva adequada? Ou seja, a probabilidade é alta!
  • 3- Qual a probabilidade de ocorrer um arco elétrico em um painel novo certificado ABNT NBR IEC 61439, com todas as proteções inclusive as portas fechadas? Ou seja, a probabilidade é baixa!
  • 4- Qual a probabilidade de ocorrer um acidente de choque elétrico em um profissional que está trabalhando em um painel desenergizado (NR10)? Neste caso, a probabilidade é muito baixa!

Qual ou quais das possibilidades acima um gerente deverá investir maios atenção e recursos?

  • No caso 1, a probabilidade é alta e podemos ver que a gravidade também é alta, uma vez que um choque elétrico pode ser fatal!
  • No caso 2, a probabilidade é alta, mas a gravidade estaria limitada a perda de produção, isto é, monetária.
  • No caso 3, a probabilidade é baixa e a gravidade é perda do funcionamento, isto é monetária.
  • No caso 4, praticamente não há probabilidade, então o dano praticamente não existe.

A mitigação do caso 1, claro, é OBRIGATÓRIA, conforme a NR10! Pode ser o uso de EPI como luva isolante, mantas isolantes protegendo partes energizadas, tapete isolante, como exemplo. Mas, nessa solução somente reduzimos a taxa de probabilidade a níveis menores, não eliminamos o risco completamente. Para levar o risco a zero é necessário eliminar o perigo, ou seja, desenergizar completamente o painel!

No caso 2, a pergunta é, o que pode acontecer se este motor queimar? 15 anos sem manutenção, é provável que ele não tenha uma função importante, que se acontecer uma falha, o tempo e custo para a regularização ou seja, rebobinar o motor ou substitui-lo mais a perda da operação não é tão relevante.

PDCA

A gestão de risco elétrico é um processo que deve ser constante e evolutivo. É obrigatório caso ocorra um acidente, como medida para que isso não ocorra novamente. Mas, precisa ser realizado como medida preventiva, com a identificação de todas as possibilidades, todos os danos, gravidade destes danos, e projetar e executar medidas administrativas ou físicas para eliminar o perigo, mas caso não seja possível pelo menos que o risco seja elevado a níveis tolerados.

No caso de riscos mesmos que mínimos, medidas administrativas precisam ser definidas em procedimentos para, no caso, reduzir os danos que aumentam a gravidade. O que fazer caso aconteça? Como é o caso dos planos de emergências.

Hierarquia de Controle de Riscos Aplicada à NR 10: Segurança em Instalações Elétricas

  • 1- A eliminação do perigo é a medida mais efetiva e deverá ser sempre prioritária, como exemplo, desenergização!
  • 2- Substituição do agente é uma medida efetiva, mas é feita antecipadamente, como exemplo, mudar a tensão de todo o comando para a tensão de 24Vcc (tensão de segurança);
  • 3- Controle de Engenharia seria medidas de isolar as pessoas ou enclausurar o agente de risco para manter protegida as pessoas, como exemplo, painéis certificados;
  • 4- Controles administrativos é uma medida não é efetiva a ponto de eliminar as anteriores. São ajustes ou mudanças de comportamento ou métodos de trabalhos.
  • 5- EPI – o uso de EPI não deve eliminar as medidas anteriores. Ele é a ultima barreira em caso das demais falharem.

Obrigatoriedade da Gestão de Riscos Elétricos

A NR 1, que dispõe sobre o GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e que entrou em vigor em janeiro de 2022, tem como objetivo estabelecer as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às Normas Regulamentadoras relativas à segurança e saúde no trabalho, às diretrizes e requisitos para o gerenciamento de riscos ocupacionais e às medidas de prevenção em Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Define que é necessário identificar os risco e avalia-los quanto a probabilidade e gravidade, junto ao PGR – Programa de Gerenciamento de Risco. E, implantar um plano de ação com objetivo de reduzir ou eliminar os riscos identificados acima;

Na NR 10, o RTI – relatório técnico de inspeção deveria ser formatado para ser incorporado no PGR das empesas e Cronograma de Adequação, ser formatado para compor junto ao plano de ação da NR 1!

BENEFICIOS

  • Atendimento a normas regulamentadoras;
  • Proteção aos trabalhadores que interagem com as instalações elétricas;
  • Proteção da marca;
  • Aumento considerável na confiabilidade do sistema elétrico, como resultado, aumento da produção;

A eletroalta engenharia, possui profissionais capacitados a identificar os riscos presentes, estabelecer probabilidade e gravidade, mitigar os riscos, projetar medidas de eliminação ou redução, implantar controle de monitoramento e controle e executar.

×

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Como posso te ajudar?