Estudo de Classificação e Desclassificação de Áreas
O ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DO RISCO EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Estudo para classificação de áreas, primeiramente, é o estabelecimento dos limites de volumes de atmosferas com potencial risco de explosão em instalações industriais.
A eletroAlta engenharia realiza todo o processo de atendimento da NR 10 e da NR 20 que trata da segurança e saúde do trabalho com inflamáveis e combustíveis!
Percebemos que muitas indústrias cometem o erro de superdimensionar as áreas classificadas ao definir o grau de risco de explosão. Para evitar equívocos nessa avaliação, é essencial contar com uma consultoria especializada. Uma gestão de riscos inadequada pode resultar em graves consequências para os colaboradores e para o patrimônio da empresa, além de gerar investimentos desnecessários.
A Eletro Alta engenharia é referência em gerenciamento de riscos de explosão, oferecendo soluções completas. Com sede em Ribeirão Preto, mas com atendimento em todo o Brasil, nossa equipe é formada por especialistas altamente qualificados, seguindo as diretrizes das normas NR 10 e NR 20, que abordam a segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis.
Fornecemos diagnósticos detalhados, com orientações claras sobre como garantir a conformidade com as normas, buscando sempre o menor investimento possível e a máxima segurança para sua empresa.
A NECESSIDADE DO ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS
Do ponto de vista técnico, legal e acima de tudo visando o aspecto da segurança, o estudo de classificação de áreas é uma medida de controle indispensável, de acordo com o item 10.4.2 da NR 10 “Nos trabalhos e nas atividades referidas devem ser adotadas medidas preventivas destinadas ao controle dos riscos adicionais, especialmente quanto a …explosividade…”. O conhecimento destas áreas é necessário, não apenas para a correta especificação dos equipamentos e demais dispositivos elétricos, mas, principalmente para definir as medidas de controle necessárias para à preservação do meio ambiente, saúde, segurança e integridade física dos colaboradores que atuam em áreas com risco de explosões pela presença de gases ou vapores inflamáveis ou névoas perigosas e atmosferas explosivas de poeiras e camadas de poeiras combustíveis.
O estudo deve ser elaborado de acordo com os parâmetros estabelecidos na NBR IEC 60079-0, NBR IEC 60079-10-1 e NBR IEC 60079-10-2.
A classificação em zonas é utilizada para determinar o nível de segurança necessário para a correta especificação dos equipamentos e materiais elétricos instalado nas atmosferas explosivas gasosas e atmosferas explosivas poeirentas e também, estabelecer os locais onde é necessário maiores medidas de controle de segurança.
É imprescindível estabelecer um estudo de classificação de áreas da empresa. Somente desta forma o responsável de uma instalação elétrica pode consultar, estabelecer a especificação dos materiais e garantir a segurança da instalação e dos usuários.
Através desse documento é possível conhecer as características dos produtos inflamáveis, das instalações e do ambiente e, documentar estas características que influenciam na classificação, as extensões das zonas e os desenhos.
A Petrobras foi quem mais estudou e estabeleceu preceitos para estes estudos. E temos normas técnicas para essa realização. Em diversas inspeções que realizamos constatamos alto número de não conformidades em instalações com estes quesitos, desde uso de materiais e equipamentos normais que representam riscos, até uso de equipamentos e materiais superdimensionados para os quesitos, que aumentaram os custos de investimentos desnecessariamente, por falta de informação aos responsáveis.
Sua empresa precisa de ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS?
Qualquer empresa que tenha no seu processo produtivo a presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis devem possuir um estudo de classificação de áreas: químicos, petroquímicos, fabricantes de bebidas, tintas e vernizes, empresas alimentícias, farmacêuticas, cosméticos, dentre tantos outros segmentos.
É um quesito solicitado pela NR10 e NR20. Portanto tem força de lei o seu cumprimento!
DOCUMENTAÇÃO DO ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DE AREAS:
De acordo com o item 4.2 da NBR IEC 60079-14 a documentação do estudo de classificação de áreas deve ser mantida em um prontuário das instalações e deve conter no mínimo:
- Relatório de classificação ou desclassificação;
- Desenhos com layouts em plantas e cortes da classificação de áreas mostrando as distancias e os zoneamentos;
- Os projetos de instalações elétricas em áreas classificadas;
- Lista de equipamentos elétricos e instrumentação instalados em áreas classificadas;
- Cópias dos certificados dos equipamentos instalados em áreas classificadas.
- Relatório de inspeção e manutenção dos equipamentos e instalações elétricas em Áreas Classificadas;
- Certificado dos treinamentos dos profissionais autorizados (manutentores) e demais profissionais responsáveis pela manutenção das instalações conforme NBR IEC 60079-17 itens 4.2, 4.5.6;
Somos qualificados para realizar estudos de classificação:
- Estudo de Classificação de áreas potencialmente explosivas conforme NBR IEC 60079-10-1 e NBR IEC 60079-10-2;
- Estudo para desclassificação de áreas através de diluição, contensão ou mitigação de agentes explosivos;
- Inspeção visual, apurada e detalhada de instalações elétricas em áreas classificadas, segundo NBR IEC 60079-17;
- Avaliação de Fontes de Ignição de origem não elétrica;
- Diagnóstico NR-20 – Líquidos Inflamáveis e Combustíveis;
- Treinamentos NR20, manutenção em áreas classificadas NR10;
- Verificação Documental;
- Relatório fotográfico;
- Cronograma de Adequações com as recomendações;
- Montagens elétricas e de instrumentação e/ou adequação das instalações conforme NBR IEC 60079-14.
Estudos de classificação de Áreas é uma Economia com Segurança!
A melhor medida de controle ao risco é a eliminação do seu agente!
Eliminar ou reduzir os agentes que classificam o ambiente como explosivo, é mais seguro e maioria das vezes mais econômico.
Temos condições de avaliar e propor medidas de controle para minimizar prováveis liberações de substâncias combustíveis. Estas medidas permitirão o controle do risco de explosão através da eliminação ou redução das Áreas Classificadas ou mesmo do volume classificado.
O objetivo deste trabalho é minimizar o investimento em equipamentos EX, mas principalmente aumentar a segurança de quem trabalha no local, inclusive o pagamento de adicional de periculosidade. Se as áreas classificadas forem minimizadas, a necessidade de investimento em equipamentos EX é menor e a mão de obra para regularização dessas áreas também será menor.
Pense nisso!!
Não temos interesse em que você e sua empresa invistam em equipamentos novos, portanto, nosso interesse será em garantir a segurança de suas instalações, sempre investindo APENAS onde seja realmente necessário.
PRINCIPAIS BENEFICIOS
- Aumentar a segurança das instalações elétricas, porque você conhecendo os risco consegue preveni-los;
- Evitar incêndios e explosões, como resultado seu patrimônio seguro;
- Evitar paradas do processo produtivo, porque previne falha e acidentes;
- Redução do valor de prêmio de seguros, porque você reduz os riscos;
- Atendimento aos quesitos da Norma Regulamentadora N°10 – NR10, conclusão você evita multas;
- Consideração para o atendimento ao AVCB.
Referências bibliográficas:
° NR 10 – segurança em instalações e serviços em eletricidade
° NR 20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis
° NBR IEC 60079-0 – atmosferas explosivas – parte 0: Equipamentos — requisitos gerais
° NBR IEC 60079-10-1 – atmosferas explosivas – parte10- 1: Classificação de áreas – atmosferas explosivas de gás
° NBR IEC 60079-10-2 – Atmosferas explosivas – parte 10-2: Classificação de áreas — atmosferas de poeiras explosivas
° NBR IEC 60079-14 – Atmosferas explosivas – parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas
° NBR IEC 60079-17 – Atmosferas explosivas – parte 17: Inspeção e manutenção de instalações elétricas
° NBR IEC 60079-19 – Atmosferas explosivas – parte 19: reparo, revisão e recuperação de equipamentos
[]