Estudo de Classificação e Desclassificação de Áreas

ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS COM ATMOSFERAS EXPLOSIVAS

CLASSIFICAÇÃO E DESCLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS EXPLOSIVAS

Estudo para classificação de áreas primeiramente é uma classificação em zonas que é utilizada para determinar o nível de segurança necessário para a correta especificação dos equipamentos e materiais elétricos instalado nas atmosferas explosivas gasosas e atmosferas explosivas poeirentas.

É imprescindível estabelecer um estudo de classificação de áreas da empresa. Somente desta forma o responsável de uma instalação elétrica pode consultar, estabelecer a especificação dos materiais e garantir a segurança da instalação e dos usuários.

Através desse documento é possível conhecer as características dos produtos inflamáveis, das instalações e do ambiente e, documentar estas características que influenciam na classificação, as extensões das zonas e os desenhos.

A Petrobras foi quem mais estudou e estabeleceu preceitos para estes estudos. E temos normas técnicas para essa realização. Em diversas inspeções que realizamos constatamos alto número de não conformidades em instalações com estes quesitos, desde uso de materiais e equipamentos normais que representam riscos, até uso de equipamentos e materiais superdimensionados para os quesitos, que aumentaram os custos de investimentos desnecessariamente, por falta de informação aos responsáveis.

Sua empresa precisa de ESTUDO PARA CLASSIFICAÇÃO DE ÁREAS?

Qualquer empresa que tenha no seu processo produtivo a presença de gases, vapores, poeiras ou fibras combustíveis devem possuir um estudo de classificação de áreas: químicos, petroquímicos, fabricantes de bebidas, tintas e vernizes, empresas alimentícias, farmacêuticas, cosméticos, dentre tantos outros segmentos.

É um quesito solicitado pela NR10 e NR20. Portanto tem força de lei o seu cumprimento!

Somos qualificados para realizar estudos de classificação:

  • Estudo de Classificação de áreas potencialmente explosivas conforme NBR IEC 60079-10-1 e NBR IEC 60079-10-2;
  • Estudo para desclassificação de áreas através de diluição, contensão ou mitigação de agentes explosivos;
  • Inspeção visual, apurada e detalhada de instalações elétricas em áreas classificadas, segundo NBR IEC 60079-17;
  • Avaliação de Fontes de Ignição de origem não elétrica;
  • Diagnóstico NR-20 – Líquidos Inflamáveis e Combustíveis;
  • Treinamentos NR20, manutenção em áreas classificadas NR10;
  • Verificação Documental;
  • Relatório fotográfico;
  • Cronograma de Adequações com as recomendações;
  • Montagens elétricas e de instrumentação e/ou adequação das instalações conforme NBR IEC 60079-14.

Estudos de classificação de áreas é uma Economia com Segurança!

A melhor medida de controle ao risco é a eliminação do seu agente!

Eliminar ou reduzir os agentes que classificam o ambiente como explosivo, é mais seguro e maioria das vezes mais econômico.

Temos condições de avaliar e propor medidas de controle para minimizar prováveis liberações de substâncias combustíveis.  Estas medidas permitirão o controle do risco de explosão através da eliminação ou redução das Áreas Classificadas ou mesmo do volume classificado.

O objetivo deste trabalho é minimizar o investimento em equipamentos EX, mas principalmente aumentar a segurança de quem trabalha no local, inclusive o pagamento de adicional de periculosidade. Se as áreas classificadas forem minimizadas, a necessidade de investimento em equipamentos EX é menor e a mão de obra para regularização dessas áreas também será menor.

Pense nisso!!

Não temos interesse em que você e sua empresa invistam em equipamentos novos, portanto, nosso interesse será em garantir a segurança de suas instalações, sempre investindo APENAS onde seja realmente necessário.